EQST

Como Escrever Um Texto Sobre A Dengue?

Como escrever um texto sobre a dengue? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como escrever um texto sobre a dengue?

A dengue é uma doença que se caracteriza por febre alta que se inicia de maneira abrupta, dores no corpo, dor de cabeça e surgimento de manchas vermelhas pelo corpo. A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito do gênero Aedes.

O que você sabe sobre a dengue?

O que é a dengue? Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos.

O que pode causar a dengue?

A dengue é uma doença causada pelo vírus, conhecido como dengue vírus, que é transmitido para as pessoas por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, levando ao surgimento de sintomas como dor em todo corpo, aparecimento de pintinhas vermelhas na pele, cansaço extremo, enjoos e febre alta.

Como se cria a dengue?

O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver.

Onde vivem os mosquitos da dengue?

É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.

Como o Aedes aegypti foi introduzida no Brasil?

Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos. Ele foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegypti. O nome definitivo – Aedes aegyptifoi estabelecido em 1818, após a descrição do gênero Aedes.