A construção estética teatral dos espetáculos do Asdrúbal era feita do aproveitamento de materiais. A iluminação era caseira e precária, os cenários, grafitados e os figurinos com indumentária das roupas de rua. ... O teatro de grupo dos anos 1970 era feito do e no trabalho coletivo.
Espaço cênico NÃO convencionais são locais de representação como ruas, praças, bares, ou seja, qualquer lugar onde estiver acontecendo um espetáculo, mas que não é uma sala de teatro.
Explicação: Convencionais - Com a definição de ser próprio para apresentações: Estúdios de dança, teatros, palcos e outros. Não convencionais - Que não tem a função de ser um espaço para dança: Rua, praças, praias, alto de prédios, casas , shoppings, etc.
Espaço cênico é o espaço definido em função de uma encenação teatral. Ele é o espaço próprio aos atores. Ao ser definido, o espaço cênico deverá conter todos os itens necessários para o desenvolvimento do espetáculo em questão: a boca de cena, o proscênio, as coxias, etc...
Cenário é o espaço real ou virtual, onde a história se passa, pelo que fora do teatro e do cinema, se fala de cenário cultural, cenário histórico, cenário econômico, etc. No teatro, é o conjunto de elementos que decoram o palco numa apresentação.
Durante a ditadura militar, o teatro brasileiro teve grande participação na resistência cultural. Em encenações de peças estrangeiras de questionamento e que despertavam o senso crítico, de autores como Sartre e Brecht, além de peças autorais, atrizes se uniram com muita coragem contra a pesada censura.
Qualifica um movimento teatral e um conjunto de dramaturgos que se colocam contra o regime militar de 1964. ... Com o AI-5 e a censura, os dramaturgos são obrigados a aceitar cortes ou a apelar para expressões metafóricas em seus textos, objetivando liberar as encenações.
A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
Resposta: Durante a ditadura militar, o teatro brasileiro teve grande participação na resistência cultural. ... O teatro feito durante o regime militar, apesar de ter tido menos público do que o cinema e a música popular, propiciava o encontro físico com a plateia, que muitas vezes comungava os valores críticos à ditadura.
Com a ditadura militar, os grandes grupos deram lugar a pequenas companhias, que trabalhavam com recursos limitados, em espaços alternativos e sem grandes apelos para o público. Para tentar escapar à censura, os grupos encenavam peças clássicas da dramaturgia estrangeira.
Os principais alvos da repressão policial-militar foram as organizações guerrilheiras. ... A maioria dos militantes dessas organizações morreu em combate com os agentes dos órgãos de repressão.
O aparato de repressão da ditadura deu-se por meio de diversos mecanismos. O primeiro mecanismo foram os Atos Institucionais, o suporte jurídico que possibilitava aos militares perseguir e aprisionar todos os que eram considerados opositores do regime.
Entre 1964 e 1970, a ditadura militar criou um sistema reticulado que abrigou o vasto dispositivo de coleta e análise de informações e de execução da repressão no Brasil. ... A máquina de repressão começou a tomar nova forma em maio de 1967, com a criação do Centro de Informações do Exército (CIE).
Os métodos da Operação Bandeirante, que teve núcleos em várias regiões do país, sendo as principais nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, incluíam não apenas a perseguição e a captura de pessoas estritamente ligadas a grupos revolucionários, mas também a tortura e execução de alguns deles.
No próprio quartel, havia uma placa com a sigla DOI-CODI”, lembra Cacau, sobre o dia em que se entregou à polícia. Os órgãos de repressão da ditadura militar brasileira eram vários, mas vamos nos ater aos mais importantes e temidos, como o DOI-CODI.