O conjunto universo contém todos valores possíveis para as incógnitas. É indicado pela letra U. Dada a equação 2x + 4 = 0, tendo sido determinado que a incógnita x só pode assumir os valores -2, 0 e 2, temos então que o conjunto universo desta equação é: U = { -2, 0, 2 }.
Para verificar se um número é raiz de uma equação, devemos obedecer à seguinte sequência:
Por exemplo, considere a equação 2x - 8 = 3x -10. A letra é a incógnita da equação. ... Na equação acima, a incógnita é x; tudo que antecede o sinal da igualdade denomina-se 1º membro, e o que sucede, 2º membro. Qualquer parcela, do 1º ou do 2º membro, é um termo da equação.
Na matemática, um elemento, ou membro, é um dos objetos distintos que constituem um conjunto.
Os termos à esquerda do sinal de igual formam o 1º membro e os da direita formam o segundo membro.
O primeiro indício do uso de equações está relacionado, aproximadamente, ao ano de 1650 a.C., no documento denominado Papiro de Rhind, adquirido por Alexander Henry Rhind, na cidade de Luxor - Egito, em 1858. ... As equações eram resolvidas com o auxílio de símbolos que expressavam o valor desconhecido.
Fraçois Viète
Quando nos deparamos com a expressão “Fórmula de Bhaskara”, a conclusão mais óbvia parece ser a de que Bhaskara Akaria, um professor, astrólogo, astrônomo e matemático indiano descobriu a fórmula.