A glicerina tem se mostrado benéfica às ovelhas quando usada cuidadosamente. Ela funciona como um anti-séptico e desintoxica seu sistema.
Sanidade de caprinos e ovinos (PNSCO)
“As principais doenças que acometem os ovinos são: Bernes; Bicheiras; Brucelose; Carbúnculo hemático; Carbúnculo sintomático; Carrapatos; Dermatite Micótica; Ectima contagioso; Febre aftosa; Gangrena Maedi-visna; Necrobacilose; Oftalmia Contagiosa; Oestrose (bicho da cabeça); Piolhos; Pododermite (Manqueira); Sarna dos ...
A pododermite contagiosa, também chamada de ''foot rot" e vulgarmente conhecida como podridão do casco e manqueira é a doença de casco que mais acarreta prejuízos ao criador. A doença pode levar à morte dos animais.
O parasita causa anemia nos ovinos. Animais com verminose apresentam apatia, diminuição do apetite, mucosa ocular anêmica e, muitas vezes, edema (papada) submandibular. A verminose pode acarretar atraso no desenvolvimento corporal, menor performance produtiva e reprodutiva e levar à morte.
Uma das doenças mais contagiosas da atualidade, que pode acometer o rebanho de ovinos, é a ceratoconjuntivite infecciosa - também conhecida como "doença do olho rosado" ou "pink eye". Ela pode causar cegueira em ovelhas, devido à inflamação da córnea e conjuntiva, causada por bactérias.
Farmazole® Ovinos é indicado no combate contra formas adultas e lavares de vermes redondos gastrintestinais e pulmonares, e contra as formas adultas de cestódeos (Tênias) e trematódeos (Fascíola hepatica). Administrar pela via oral, com auxílio de seringa ou pistola dosificadora.
Farmazole Bovinos 10%, deve ser administrado pela boca dos bovinos (via oral), por meio de pistola dosificadora. Bovinos: O abate dos animais tratados somente deve ser realizado 14 dias após a última aplicação.
O Disofenol Ibasa 3,75% é um vermífugo de ação residual para cães. É indicado no tratamento específico de verminoses causadas por Ancylostoma sp., Spirocerca sp., Uncinaria sp. e Toxocara canis, que são os principais responsáveis pela anemia verminótica destes animais.
O disofenol é o principio ativo de inúmeras formulações de antiparasitários disponíveis no mercado para caninos, felinos e ruminantes, tanto para os de grande porte como para os pequenos ruminantes.
Anti-helmíntico oral para cães, com ação sobre vermes hematófagos. Atua com eficiência sobre o Ancylostoma caninum, Ancylostoma brasiliense, Uncinaria stenocephala e Spirocerca lupi.
Anti – helmíntico usado para o tratamento de ruminantes infestados por helmintos dos gêneros Haemonchus, Oesophagostomum e Bunostomum. O vermes de maior importância econômica e que realmente causam danos ao rebanho brasileiro.
Pentabiótico Veterinário Quimioterápico indicado para bovinos, equinos, ovinos, suínos e cães no tratamento de infecções bacterianas primárias e secundárias, tais como: diarréia, mastite, pododermatite, broncopneumonia, etc., causadas por germesGram + e Gram -.
Eles comem à vontade, no mínimo três vezes por dia, uma ração específica para ovinos. E assim, engordam 300 gramas por dia. Com seis ou sete meses já estão prontos para o abate, como é o caso de um carneiro macho, da raça Santa Inês, que nem trocou os dentes ainda.
Farelo de soja: é uma das melhores fontes proteicas utilizadas na alimentação de animais domésticos. Possui 45 a 47% de proteína bruta. Deve compor preferivelmente rações para cordeiros (creep-feeding e confinamento), devido seu preço elevado.