Como Desenvolver Habilidades Socioemocionais Na Escola?

Como desenvolver habilidades socioemocionais na escola

A reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ampliou o foco no protagonismo do aluno, indo além da área cognitiva ao propor abordagens consistentes sobre as competências socioemocionais na escola.

Por isso, considere o dia a dia do aluno, o seu crescimento quanto à comunicação, abertura, reflexão, questionamentos em sala de aula e outras atitudes que estão relacionadas com o social e o emocional. Defina quais serão os critérios e acompanhe de perto para garantir uma abordagem socioemocional efetiva.  

O que a BNCC diz sobre a educação socioemocional?

Todas as escolas brasileiras são orientadas a implementar metodologias e práticas pedagógicas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. O objetivo é oferecer uma formação completa e diversa aos estudantes, garantindo que tenham mais facilidade em situações que envolvam o social e o emocional.

Mas, o uso da tecnologia não deve ser vinculado apenas a grandes projetos e estruturas mais arrojadas. Inseri-la no dia a dia da escola, contando apenas com os recursos disponíveis, já permite a realização de estratégias focadas nas habilidades socioemocionais.

Entenda como as competências que guiam os aprendizados da Educação Básica se desdobram no dia a dia da escola

Entenda como as competências que guiam os aprendizados da Educação Básica se desdobram no dia a dia da escola

De acordo com o documento, todas as escolas tinham até o ano de 2020 para implantar a educação socioemocional em seu projeto pedagógico. Porém, o desafio persiste e nos inspira reflexões constantes a fim de pôr em prática tais exigências. 

Desenvolver e gerenciar um projeto é uma combinação de vários procedimentos que são estabelecidos desde a fase de concepção até a conclusão, e isso pode ser estimulado nos próprios projetos da escola

Mas, o uso da tecnologia não deve ser vinculado apenas a grandes projetos e estruturas mais arrojadas. Inseri-la no dia a dia da escola, contando apenas com os recursos disponíveis, já permite a realização de estratégias focadas nas habilidades socioemocionais.

Veja mais sobre

Disciplina positiva: o que é e como usar nas escolas?

Por exemplo, uma das formas de incentivar o aprendizado de responsabilidades na sala de aula é a partir de tarefas. Nesse sentido, é possível criar dinâmicas em grupos para que cada um dos alunos fique responsável por uma parte da atividade. Assim, eles conseguem entender mais sobre cooperação e responsabilidade.

Além disso, alunos que possuem inteligência emocional bem desenvolvida demonstram uma maior capacidade de concentração e melhor chance de lidar com as pressões do dia a dia. Estabelecem relacionamentos positivos com seus colegas e professores, criando um ambiente propício para o aprendizado. 

6. Associe a tecnologia à habilidades de pensamento crítico e tomada de decisão

<strong>6. Associe a tecnologia à habilidades de pensamento crítico e tomada de decisão</strong>

Ao utilizar tais recursos, você torna as aulas mais divertidas, aumenta a motivação da turma e ainda ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, como a comunicação, o trabalho em equipe e a expressão de sentimentos.

Era mais um dia de isolamento social e ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 quando Analine Maria Martins Parente, professora de Geografia do 6º ao 9º na Escola Antônio Custódio de Azevedo, em Sobral (CE), abriu o WhatsApp e leu a seguinte mensagem de um aluno do 8º ano: “Professora, eu não vou mais poder acompanhar as aulas porque a minha mãe vai cortar a internet aqui de casa e usar o dinheiro para comprar comida”. “Me doeu muito saber que ele, um menino de 13 anos, passava por essa situação”, lembra.

5. Promova projetos interdisciplinares

Quando falamos em habilidades socioemocionais, nos referimos às competências necessárias para uma pessoa lidar com as próprias emoções e se relacionar com os outros. Elas são muito importantes para a vida em sociedade, pois garantem a construção de relações mais saudáveis. 

A professora Fernanda Vaz Dantas, que atua com duas turmas de 1º ano na EM Haydee Colli Monteiro, em Londrina (PR), conta que, no ano passado, teve um aluno de sete anos que vivenciou todo o processo de adoecimento do pai, desde o teste positivo para a Covid-19 até a intubação e a morte. Depois disso, a família perdeu a casa onde vivia e teve de ir morar com parentes. Neste ano, ela recebeu uma aluna de seis anos que perdeu o pai em um acidente de carro e, logo em seguida, a avó, também para a Covid. “O luto tem sido vivenciado todos os dias nas nossas turmas.”

Espaço para todos e redução das desigualdades

Adaptando ao contexto das escolas, experiências de aprendizagem maker incentivam os alunos a compartilhar ideias criativas, resolver problemas, discutir soluções, projetar produtos, lidar com erros e acertos etc. Assim, vão aprendendo a trabalhar juntos para o alcance de um objetivo mútuo.

A formação integral de um indivíduo não depende apenas do acompanhamento curricular, mas também do desenvolvimento socioemocional. Nesse sentido, algumas habilidades devem ser incentivadas nos alunos, como criatividade e pensamento crítico. 

Relacionadas

Se você gostou do nosso post sobre desenvolvimento socioemocional, que tal aprender um pouco mais sobre como desenvolver o pensamento crítico dos seus alunos?

Para colocar tudo o que falamos em prática, é preciso conhecer os pilares do desenvolvimento socioemocional. Estamos falando dos aspectos emocionais, sociais e éticos

Como desenvolver as competências socioemocionais na escola?

Receba o E-book Abordagens pedagógicas afetivas e efetivas

  1. Incentivar um ambiente escolar acolhedor.
  2. Métodos e materiais atualizados com o ensino socioemocional.
  3. Relação professor e aluno.
  4. Planejamento das aulas.
  5. Diferentes abordagens.
  6. A pedagogia afetiva no ensino socioemocional.

O que é possível que a escola faça para desenvolver uma educação baseada no desenvolvimento de competências?

Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos, habilidades e valores. Novas metodologias serão necessárias para o desenvolvimento de competências na escola.

Quais competências socioemocionais devem ser desenvolvidas?

Quais são as competências socioemocionais que podem ser desenvolvidas?

  • estabilidade emocional;
  • amabilidade;
  • extroversão;
  • consciência; e.
  • abertura a novas experiências.

Quais são as inteligências emocionais?

Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades: ... Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e. Habilidade em relacionamentos interpessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.

Quais são os quatro pilares da vida?

São 4 fundamentos que explicam a natureza do corpo e do ser humano, sem segredo nem esoterismo. Vamos falar sobre cada um deles: alimentação, sono, movimento e silêncio....Os 4 pilares mais importantes para uma vida saudável

  • 1 – Alimentação. ...
  • 2 – Sono. ...
  • 3 – Movimento. ...
  • 4 – Silêncio.

Quais são as quatro competências da inteligência emocional indispensáveis para melhorar a qualidade de vida?

a) Autoconhecimento, Habilidades de Relacionamento, Percepção Social e Autorregulação.

Quais são as vantagens de agir com inteligência emocional?

A inteligência emocional faz com que seja mais fácil perceber e gerenciar os sentimentos de outras pessoas, habilidade fundamental para aqueles que pretendem ocupar cargos de liderança. Dessa forma, é possível antecipar problemas da equipe e solucionar conflitos com mais facilidade.

Como identificar a inteligência emocional?

Quatro sinais de que você tem inteligência emocional

  1. Refletir sobre as suas reações. Saber a diferença entre uma reação positiva e uma negativa, em decorrência de circunstâncias, pode ser um sinal de inteligência emocional. ...
  2. Visualizar situações como desafios. ...
  3. Capacidade de modificar as emoções. ...
  4. Se colocar na situação do outro.