Você acha que workflow é mais uma daquelas iniciativas que só geram esforço para implementar e pouco acrescentam na gestão empresarial?
Além disso, mesmo que você consiga montar o dispositivo e ele funcione, é muito mais prático, rápido e seguro seguir as instruções do fabricante. Afinal, o fabricante provavelmente identificou o melhor caminho para montagem.
Esse workflow colaborativo permite que, depois que você termina sua parte do trabalho, você designe a próxima parte para outra pessoa. Quando ela faz a parte dela, passa para a pessoa seguinte, e assim por diante.
Um Workflow, em termos simples, é o jeito que uma empresa organiza e gerencia o seu trabalho. Ele envolve a ordem em que as tarefas são feitas, preferencialmente de forma automática e lógica. Em outras palavras, é o método passo a passo mais eficaz para realizar um trabalho.
Mesmo com colaboradores eficientes, erros podem ocorrer durante o processo. Portanto, é crucial incorporar momentos de revisão das atividades para identificar possíveis falhas.
Para tanto, é comum se utilizar de um sistema de workflow para automatizá-lo. Vamos falar mais sobre as ferramentas adiante, mas antes é preciso entender o funcionamento dos fluxos de trabalho.
Até aqui você já sabe o que é workflow de processos. Entretanto, para colocar de vez essa estratégia em ação, é muito importante estabelecer a transparência dentro da sua empresa.
Workflow significa fluxo de trabalho e é a organização sequencial das atividades que devem ser executadas para que um processo seja concluído. Todas as etapas são distribuídas em ordem de execução, uma após a outra, para garantir que o melhor resultado será alcançado.
Com um olhar sempre no futuro, desenvolvemos e disseminamos conhecimentos de teorias e métodos de Administração de Empresas, aperfeiçoando o desempenho das instituições brasileiras através de três linhas básicas de atividade: Educação Executiva, Pesquisa e Consultoria.
À medida que as organizações buscam maneiras de fazer mais com menos, o Workflow se torna um aliado valioso na busca pela excelência operacional. Portanto, não subestime o poder de um Workflow bem projetado - ele pode ser a chave para o sucesso nos negócios e na vida.
Quando o assunto é produtividade diária, você pode até não se dar conta de como sua vida seria mais fácil com um workflow. Caçar informações em um e-mail ou em uma pilha de papéis é uma perda de tempo. Existe um jeito mais fácil!
Dentro de uma ferramenta de workflow realmente eficiente, as diretrizes de cada tarefa ficam registradas e é possível escolher pessoas responsáveis por cada demanda, o que diminui ruídos de comunicação.
Embora, diferente da matemática que aprendemos na escola, nesse caso, a ordem dos fatores altera, sim, o resultado.
Para os gerentes, também se torna mais prático analisar quais equipes estão conseguindo fazer os processos fluírem com eficácia e quais processos precisam de alterações para beneficiar a rentabilidade da empresa.
Além disso, o workflow também promove maior controle aos gestores, que conseguem acompanhar o trabalho das equipes, verificar o tempo gasto nas demandas e medir a produtividade dos colaboradores.
Ao separar tudo o que será usado com antecedência, o chef garante que a receita siga tranquilamente. Isso torna a preparação mais ágil, reduz as chances de erros e deixa espaço para resolver qualquer problema que possa surgir.