EQST

Como Cultivar Quiabo O Ano Todo?

Como cultivar quiabo o ano todo?

A época ideal para iniciar a produção é de setembro a janeiro nas regiões de clima frio, de agosto a março nas de clima ameno e o ano todo nas regiões de clima quente. A colheita deve ser iniciada com 60 a 80 dias após o plantio, podendo prolongar-se até 90 dias.

Qual o melhor mês para plantar quiabo?

Os melhores meses de produção vão de janeiro a maio. A produtividade brasileira do quiabeiro varia de 20 a 40 toneladas por hectare. O quiabo de qualidade e adequado para o consumo deve ter cor verde intensa – sem presença de manchas escuras –, firmeza e comprimento entre 10 e 14 centímetros.

Qual o adubo para quiabo?

Adubação orgânica: Aplicar em toda a área de cultivo, cerca de 30 dias antes do plantio, de 10 a 20 t/ha de esterco de curral ou de composto orgânico, ambos bem decompostos, ou ainda, 2,5 a 5 t/ha de esterco de galinha curtido ou húmus de minhoca .

Qual a melhor época para plantar quiabo e jiló?

A produtividade do Jiló é proporcional à temperatura ambiente que deve estar sempre próxima de 30°C. Por ser muito sensível ao frio, a melhor época para o plantio será de agosto a fevereiro.

Qual é a melhor lua para plantar quiabo?

lua crescente Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.

Qual é o ciclo do quiabo?

80 dias No cultivo, o quiabo prefere solos com PH de 5,2 a 6,8. Seu ciclo é de 70 a 80 dias e alcança uma produtividade de 15 mil a 20 mil quilos por hectare plantado.

Qual adubo NPK para quiabo?

Adubação mineral de cobertura: Aplicar 20 a 80 kg/ha de N e 15 a 60 kg/ha de K2O durante o ciclo da cultura. As coberturas (20 kg/ha de N e 15 kg/ha de K2O cada vez) iniciam-se aos 20 dias após a emergência das plantas, podendo ser repetidas a cada 20 a 30 dias, dependendo do desenvolvimento do quiabeiro.

Quantas gramas de adubo por cova de quiabo?

O produtor poderá usar: Nitrocálcio (10 gramas por cova) ou sulfato de amanio (10 gramas por cova) ou urdia (5 gramas por cova). Recomenda-se uma irrigação logoapós aadubaçãoem cobertura, a fim de evitar o arrastamento do fertilizante para o fim do sulco.

Qual o mês melhor para plantar jiló?

O Jiló é uma planta de clima tropical e subtropical, e pode ser cultivado em climas temperados amenos. A produtividade do Jiló é proporcional à temperatura ambiente que deve estar sempre próxima de 30°C. Por ser muito sensível ao frio, a melhor época para o plantio será de agosto a fevereiro.

Qual a melhor lua para plantar jiló?

Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.

O que é bom plantar na Lua cheia?

A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes. Por conta disso, é a fase perfeita para plantios de culturas de raiz, como beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoim.

Qual o valor do quilo do quiabo no mercado?

Ou ainda entre usando seu:Mais 26 linhas

Quanto tempo leva para o quiabo germinar?

Deixe as sementes em um recipiente com água por um dia para apressar a germinação, que ocorre em aproximadamente uma semana. Sementes plantadas diretamente podem levar mais de três semanas para germinar.

Quantas sementes de quiabo em cada cova?

Com temperatura média de 20 ºC, as sementes levam 17 dias para germinarem. Com temperatura média de 30 ºC, a germinação acontece após 7 dias. Irrigar as covas de plantio ou os sulcos, um dia antes da semeadura. Na semeadura colocam-se 3 a 5 sementes por cova, na profundidade de 3 a 5 cm.

Como plantar e adubar quiabo?

Calagem: Aplicar calcário em toda a área de cultivo, com antecedência suficiente para correção do solo (30 a 90 dias), para elevar a saturação por bases a 70-80% e o teor de magnésio do solo a no mínimo 9 mmolc/dm3. O quiabeiro é sensível à acidez elevada devendo ser cultivado em solos com pH (CaCl2) entre 5,5 e 6,0.