A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite ou em água e armazenando-o em temperatura ambiente. Os lactobacilos e as leveduras se alimentam da lactose contida no leite, fermentando-o. "Esse líquido fermenta por cerca de 24 horas numa temperatura de 18°C a 30°C.
Utilize preferencialmente água mineral. Para 250 ml de água morna, coloque um quarto de xícara de açúcar demerara e dissolva bem, complete o vidro com mais 750 ml de água mineral em temperatura ambiente. Quando a mistura estiver fria, coloque de 3 a 4 colheres de sopa de grãos de kefir.
Iogurte natural: são a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado, mas também existem versões de iogurtes com sabor que mantém as bactérias benéficas vivas; Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos.
Os probióticos são micro-organismos vivos benéficos para a saúde humana. Quando estão em equilíbrio, ajudam a manter a microbiota intestinal saudável e, assim, colaboram para o bom funcionamento do corpo. Ainda, os probióticos melhoram diferentes sistemas, como o digestivo e o imunológico.
Probióticos são contraindicados para pacientes em risco como os que estejam em choque ou situações limítrofes. Já pacientes graves, como os oncológicos, e que tenham problemas de absorção de nutrientes e diarreia, podem até estar na UTI e ser beneficiados pelo uso bem indicado do suplemento, garantem os especialistas.
A duração da cura aconselhada é de 4 a 6 semanas. Idealmente, os probióticos devem ser tomados ao pequeno-almoço.
Segundo a nutricionista, a dose recomendada para adultos é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC)/dia/g ou ml de produtos, durante, pelo menos, cinco dias, para que o probiótico exerça algum benefício à saúde: "Embora a dose preconizada seja esta, os efeitos terapêuticos apresentam doses variáveis de 106 ...