Também, o fluxo de água excedente de irrigação ou de enxurradas provenientes de áreas contaminadas deve ser evitado. Por fim, o pesquisador recomenda que, durante a condução do pomar, análises periódicas do solo e das folhas sejam feitas para subsidiar o manejo nutricional das plantas.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.
Se as lagartas já estão na horta ou jardim, a opção é catá-las e descartar as folhas com ovos ou aplicar óleo de Neem. Borrife calda de alho ou de coentro na planta. Aqui ensinamos a fazer uma calda caseira de alho e coentro, que é uma opção natural para quem quer combater os pulgões.
Para acabar com as lagartas, Carol Costa indica o uso do controle biológico, um pó que deve ser misturado à água. O controle biológico contém ovinhos de uma pequena vespa que, ao se desenvolver, mata as lagartas.
Controle orgânico da Larva Minadora do Citrus
O uso de inseticidas e acaricidas químicos tem sido a principal tática de combate às pragas do tomateiro.
A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. Além disso, sua dieta também inclui larvas, ácaros e pequenas lagartas prejudiciais às plantas e aos seres humanos.
São predadores de pulgões coleópteros, dípteros, neurópteros, heterópteros, himenópteros e aranhas. Existem mais de 5 mil espécies de coccinelídeos (insetos da família dos coleópteros) que são predadores de pulgões e são encontrados em quase todas as partes do mundo.
Como a praga tem se mostrado resistente a inseticidas piretróides, as desinsetizações devem ser realizadas com o produto associado à neonicotinóides ou à reguladores de crescimento de insetos, como o flufenoxurom. O controle do percevejo de cama também pode ser feito com a lavagem de todos os materiais.
Estes insetos, muitas vezes, são responsáveis pela perda total em armazéns de todo o mundo. O besouro-castanho ataca todos os tipos de cereais moídos, como farelo, rações, farinhas, fubá e grãos quebrados, além de raízes de gengibre, frutos secos, chocolate, nozes, grãos de leguminosas.
“Faça três janelinhas triangulares em uma garrafa plástica, encha com 70% de álcool 96º (comprado em farmácias ou então use álcool combustível, sem aditivos) e 30% de água. Os insetos são atraídos pelo cheiro do álcool, caem no líquido e morrem.