Caso você já tenha configurado o Chromecast usando um dispositivo móvel, não vai ser necessário fazer isso novamente em outros aparelhos se todos eles estiverem na mesma rede Wi-Fi.
O suporte para o Chromecast (1ª geração) foi encerrado, o que significa que esses dispositivos não recebem mais atualizações de software ou de segurança nem suporte técnico do Google. Talvez os usuários notem uma queda no desempenho.
Se você terminou de configurar o seu Chromecast, agora é hora de aprender como funciona o dispositivo do Google e os oito melhores aplicativos para usar nele.
Jessica Borges é graduada em Relações Públicas pela UFMG e pós-graduanda em Experiência do Usuário pela PUC-RS. Ela atua na produção de conteúdo há mais de 3 anos. Especialista em conteúdo no Minha Conexão, Jessica tem experiência na redação sobre serviços relacionados a tecnologia, internet, rankings de melhores provedores e tirar dúvidas dos usuários sobre testes de velocidade.
Com o Chromecast conectado à TV, pressione e segure o botão na lateral do dispositivo. O LED piscará na cor laranja. Quando a luz de LED ficar branca, solte o botão, e o Chromecast será reiniciado.
Pensando nisso, criamos um conteúdo que mostrará como realizar essa tarefa sem que você precise ficar quebrando a cabeça. Quer saber como fazer isso? Então, leia o artigo a seguir!
Configurar o Chromecast na sua TV e transformá-la em um aparelho inteligente é bem simples e não é necessário fazer “gambiarras” nem nada complicado. Uma coisa bem legal do dongle do Google é que, uma vez configurado, você não precisa configurá-lo novamente em outras televisões se todos os dispositivos estiverem conectados na mesma rede Wi-Fi.
Isso fez com que o usuário conseguisse “driblar” o gargalo que era criado pelas TVs em relação à sua falta de eficiência no processamento de aplicativos mais robustos, como o streaming Netflix.
Os dispositivos Chromecast e Chromecast Audio só conseguem memorizar uma rede Wi-Fi de cada vez. Se tiver alterado a rede Wi-Fi e o dispositivo não estiver atualmente ligado a uma rede Wi-Fi, efetue uma reposição de fábrica e configure o Chromecast ou o Chromecast Audio na nova rede.
Pronto, agora é só usar seu celular, tablet ou computador para transmitir conteúdos na televisão. Aliás, vale destacar que o Chromecast é compatível somente com TVs: você não pode fazer o mesmo procedimento conectando o dongle em um computador ou notebook, por exemplo.
Se após esses procedimentos, ele continuar apresentando o problema, tente redefinir as configurações de fábrica para configurá-lo novamente ou procure uma assistência técnica especializada.
Se já configurou o seu Chromecast num dispositivo móvel, não precisa de o configurar novamente num dispositivo móvel diferente se todos os dispositivos estiverem ligados à mesma rede Wi-Fi.
Além disso, segundo o Google, a disponibilidade e o desempenho de determinadas funções, aplicativos e serviços podem não estar disponíveis se a TV ou a rede não tiverem a tecnologia adequada para dar suporte.
Se você perdeu a conexão Wi-Fi ou mudou recentemente o nome da rede, a senha ou o provedor de serviços do Wi-Fi, talvez seja necessário configurar o dispositivo Chromecast novamente. Siga as etapas abaixo para tentar corrigir o problema:
O apoio técnico do Chromecast (1.ª geração) terminou, o que significa que a Google já não oferece apoio técnico nem atualizações de software ou segurança para estes dispositivos. Os utilizadores podem reparar numa degradação do desempenho.
Você pode configurar o dongle usando o aplicativo Google Home com uma conta Google logada. Lembrando que tanto o celular quanto o Chromecast devem estar conectados na mesma rede Wi-Fi.
Se a sua transmissão estiver travando ou apresentando lentidão, primeiramente, você deve observar se a sua conexão de internet está estável.
Importante: a disponibilidade e o desempenho de certos recursos, serviços e aplicativos dependem do dispositivo e da rede e podem não ser acessíveis em todas as áreas. Além disso, talvez seja necessário ter uma assinatura. Termos e condições e/ou taxas adicionais podem ser aplicados.
É válido lembrar que a Google retirou a opção de configurar o Chromecast pelo computador, portanto, apenas dispositivos móveis podem realizar esse procedimento.