Basta dividir o numerador pelo denominador. Por exemplo, tome a fração 21/26 e coloque-a na calculadora como 21 ÷ 26. Você obterá o resultado 0,8077.
Como calcular notas do Enem A nota que você tirou em matemática, por exemplo, pode ter peso 2 ou 3 em um tipo de curso e valer menos, com peso 1, para outra graduação. Para calcular a nota do Enem, é preciso somar as notas das cinco áreas de conhecimento e dividir por cinco. Assim você terá a média simples da nota.
Como calcular a nota do ENEM com pesos? Some as notas das 5 áreas dos conhecimento e divida por 5. Pronto, assim você terá a média simples da nota do Enem. Fique atento, pois algumas faculdades podem ter peso, assim sendo, some o valor das 5 notas, multiplique pelo valor dos pesos e divida pela soma dos pesos.
Pesos diferentes no Sisu Se o candidato se inscrever para um curso que tenha peso diferente, adotado pela universidade, para determinada área do Enem, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. A partir daí será gerada uma nova nota.
Um outro exemplo é o curso de Psicologia, no qual se exige nota mínima de 300 pontos em todas as provas do Enem. Já em relação ao peso, Redação e Ciências Humanas valem 2,50; Ciências da Natureza e Ciências Humanas 2 e Matemática, 1.
Pesos das Notas do Enem Enquanto uma instituição pode atribuir peso 3 a nota de redação e 1 para ciências da natureza, para jornalismo, nesta mesma universidade engenharia pode atribuir peso 2 para matemática e 1 para linguagens e códigos.
Portanto, de acordo com o formato da prova, podemos já começar as esboçar as matérias mais importantes para o Enem:
Lia explica que o peso é o número de pontos que cada questão da prova vale. "Quando o edital não menciona, cada questão vale 1 ponto."