O erro é relativo a K = 1 ano2UA-3 para a Terra. Tabela 2: Cálculo da constante de Kepler para órbitas em torno de Júpiter....Lei dos Períodos.
As afirmações seguintes referem-se à terceira lei de Kepler, a lei dos períodos. I – A lei dos períodos mostra que, quanto mais próximo do Sol estiver um planeta, maior será seu tempo de revolução ao redor da estrela.
a velocidade de um planeta , em sua órbita , aumenta à medida que ele se afasta do sol ; ... o período de rotação de um planeta , em torno de seu eixo , é tanto maior quanto maior for seu o período de revolução ; o sol se encontra situado exatamente no centro da órbita elíptica descrita por um dado planeta .
A velocidade orbital de um satélite em equilíbrio, seja ele artificial ou natural, é dada pela equação a seguir: Na equação mostrada acima, v é a velocidade do satélite em m/s, G é a Constante de Gravitação Universal, M é a massa do planeta (no caso, a Terra) e r é o raio da órbita do satélite.
(01) Verdadeira. De acordo com a segunda lei de Kepler, o segmento de reta traçado pelo Sol até qualquer planeta varre áreas iguais em intervalos de tempos iguais. Portanto, para que isso seja verdade, quando a distância até o sol é menor, a velocidade dos planetas é maior.
No periélio a velocidade é maior devido a circunferência ser maior, porém a área é a mesma. Nota-se que na imagem abaixo a circunferência percorrida no afélio é menor que no periélio, porém as duas áreas são iguais e consequentemente o tempo previsto para o planeta percorrer deve ser igual.
Vênus
Na astronomia, o termo “zona habitável” é usado para definir a região de um sistema estelar em que as condições permitem, em teoria, a existência da vida. O conceito é simples: para que um mundo possa sustentar a vida como a conhecemos, ele precisa de água líquida e temperaturas adequadas, entre outros fatores.