EQST

Como As Relaçes De Poder Interferem No Processo De Educaço?

Como as relações de poder interferem no processo de educação?

As relações de poder em que os alunos são submetidos nas instituições escolares os direcionam a uma educação para a obediência, construindo indivíduos submissos não só no ambiente escolar, como também, para os diversos âmbitos de sua vida, inibindo a formação de um sujeito crítico e autossuficiente.

O que legitima as relações de poder no seu cotidiano?

Para o pensador da Sociologia, as relações de poder legítimas são estabelecidas em uma esfera macropolítica definida por instituições fortes, como o Estado, ou em relações sociais baseadas em construções sociais duradouras, como a tradição.

Por que o currículo está fortemente relacionado às relações de poder?

O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.

Qual a relação entre poder e currículo como ela se apresenta?

A relação se dá pelo fato que o currículo é construído com base em uma ideologia social que remete ao poder. Assim sendo, ter um currículo repleto de atividades significa que o ser humano estará apto a desenvolver mais habilidades dentro da sociedade.

Quais as relações que se estabelecem entre currículo e avaliação?

O estudo percorre o currículo - a “espinha dorsal” da escola - com suas implicações e relações de poder, refletindo a favor de quem ou a quais interesses ele serve, pois nunca é neutro. ... A relação entre o currículo e avaliação se dá pelo fato de que, nas práticas avaliativas, estão expressas as concepções curriculares.

O que é currículo prescritivo?

Currículo Prescrito É um currículo totalmente distanciado do currículo real, pois não respeita a diversidade, e não é construído pelos que fazem a escola cotidianamente.

O que é currículo monocultural?

Um currículo multicultural pode harmonizar os conhecimentos comuns a todos com as particu- laridades culturais de cada grupo, enfrentando a contradição entre a igualdade e as desigualdades sociais e culturais. O currículo monocultural despreza a riqueza da diversidade cultural presente em todos os con- textos.

Quais documentos constituem o currículo escolar?

Entre os documentos que são importantes para que uma escola efetivamente exerça sua função estão o Livro de Registro de Classe, o Regimento Escolar, o Projeto Político-pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular.