Dicas para atuar
É na memória humana que ocorre o processo de memorização. Este processo envolve várias áreas do cérebro. ... O córtex cerebral recebe uma nova informação sensorial (aprender a ler por exemplo) e a partir disso as sinapses formam padrões de comunicação entre os neurônios de diferentes áreas do cérebro.
O ato de escrever é um ótimo exercício cognitivo que põe o cérebro e a memória para trabalhar. Mais uma da ciência: um estudo da Universidade de Bloomington, nos EUA, comprovou que crianças que aprendem a escrever com letra cursiva, no papel, desenvolvem habilidades motoras e forçam o cérebro a trabalhar mais e melhor.
Para aprender, à mão é melhor. Estudo das universidades de Princeton e da Califórnia mostra que escrever à mão garante maior e melhor memorização e compreensão da informação do que teclar no computador. ... A troca da escrita pelo ato de teclar também vale para estudantes.
Ao escrever, na verdade, põe em movimento um circuito neural que leva a assimilar gradualmente o gesto necessário para acompanhar um signo específico. Quando escrevemos, então, estamos criando um caminho que exige grande concentração e empenho para chegar mais perto do modelo de referência.
As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos. A concepção quantitativa é caracterizada como uma atividade estereotipada, pela aquisição (recolha e acumulação) mecânica de conhecimentos com o objetivo de retratá-los nas avaliações.
Como definir objetivos de aprendizagem