A previsão da demanda é um insumo (input) principal para a decisão do planejamento e controle de capacidade. Afinal, sem uma estimativa da demanda futura não é possível planejar efetivamente para futuros eventos, somente reagir a eles. Há três requisitos para uma previsão de demanda. ...
O planejamento de produção é uma parte essencial do gerenciamento das atividades industriais. A partir desse método, é possível prever, controlar e otimizar a aplicação dos recursos que impactam diretamente no desempenho da operação como um todo.
Por exemplo: se uma empresa possui em sua linha de montagem 10 funcionários que trabalham 8 horas por dia e realizam 10 montagens por hora e por empregado, a capacidade deste departamento será de 800 montagens/dia (10 funcionários/dia x 8 horas/dia x 10 montagens/hora/funcionário).
O planejamento e controle da capacidade têm como objetivo determinar a capacidade efetiva capaz de atender a demanda. ... Para isso, as empresas devem fazer previsões da demanda futura considerando um período mínimo de 2 a 18 meses. No entanto, em muitos segmentos se faz necessário uma previsão considerando prazos menores.
Planejamento e controle da capacidade é a forma como as operações organizam o nível de atividade agregada de valor que elas podem alcançar em condições normais de produção em um período de tempo (SLACK,2009), levando em conta as flutuações da demanda e a capacidade organizacional de atender à mesma.
Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
R: O sinal da demanda é a forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial. No caso de bens patrimoniais, o sinal pode vir de um estudo de viabilidade ou de uma necessidade de expansão.
A oferta do bem x é portanto, uma função direta ou crescente do preço. A oferta e a demanda do bem x conjuntamente determinam o preço de equilíbrio no mercado de concorrência perfeita....
A função receita está ligada ao faturamento bruto de uma entidade, dependendo do número de vendas de determinado produto. R(x) = px , onde p: preço de mercado e x: nº de mercadorias vendidas. A função lucro diz respeito ao lucro líquido das empresas, lucro oriundo da subtração entre a função receita e a função custo.
Quando se fala em demanda a referência é um desejo ou uma necessidade que o consumidor possui. Já as demandas de mercado são as quantidades que os consumidores desejam adquirir de um produto ou serviço. Para que exista demanda de mercado é fundamental que se tenha poder de compra do consumidor.
Para calcular a sazonalidade de vendas, a empresa deve saber a média de vendas por mês, no período de um ano. Com esse índice, ela tem um conjunto de dados que representa a demanda empresarial. Ao dividir esse número em quatro partes, a organização consegue visualizar as vendas sem a ação de variações sazonais simples.