“Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino”.
Os tipos mais conhecidos de amor humano são Ágape, afinidade de ideais espirituais, Eros, atração física e desejo e Philos, afinidade mental e cultural. Todos Esses três tipos de amor devem ser desenvolvidos, pois são fundamentais na vida de qualquer indivíduo.
Philia (em grego: φιλíα; romaniz.: philia, filia) retirado do tratado de Ética a Nicômaco de Aristóteles, o termo é traduzido geralmente como "amizade", e às vezes também como "amor".
Platão falava do amor pela sabedoria como o mais perfeito e puro conceito de amor. Portanto, o amor platônico não corresponde a uma idealização de uma pessoa, mas sim a alcançar a sabedoria, um tipo de beleza espiritual.
A grande diferença entre Platão e Aristóteles em relação à virtude está na sua concepção de eudaimonia. ... Além disso, Aristóteles defende uma eudaimonia imanente, ou seja, que está na "realidade", sem apelar às Formas platônicas.
1- Acredito que a maior diferença entre o pensamento de Sócrates e o de Platão consiste que enquanto aquele acreditava ser possível encontrar respostas (pelo método da maiêutica, com o uso da ironia, etc), este sabia que tal feito não seria possível, já que vivemos em um mundo imperfeito (o concreto) e a perfeição só ...
Jesus e Sócrates eram considerados pessoas surpreendentes; tinham autoconfiança e poder de linguagem suficientes tanto para arrebatar quanto para irritar seus ouvintes. ... Não abriam mão de seus princípios morais, questionaram o poder vigente na época e a aceitação pacífica das injustiças.
Ele não era ateu mas afirmava que acreditava em uma divindade particular, filha dos deuses tradicionais que ele chamava daimonion que era um ser inferior aos deuses mas superior aos homens. ... Esse princípio divino pode trazer aos homens o supremo bem que é a virtude. A religião pra Sócrates é a sua filosofia.