Eros (em grego: Ἔρως), na mitologia grega, era o deus do amor e do erotismo. ... Era um dos Erotes. Primeiramente, foi considerado como um deus do Olimpo, filho de Afrodite com Ares, ou apenas de Afrodite, conforme as versões.
Na mitologia grega, Eros representava o amor e a paixão e fazia as pessoas se apaixonarem por meio de suas flechas encantadas. Os gregos antigos acreditavam que o amor verdadeiro tinha origem em de seus deuses. Segundo as lendas da mitologia, o responsável pelo sentimento era Eros.
O mito de Eros (o amor) e Psiquê (a alma) retrata a união entre o amor e a alma. Em grego "psiquê" significa tanto "borboleta" como "alma". Uma alegoria à imortalidade da alma, simboliza também a alma humana provada por sofrimentos e aprovada, recebendo como prêmio o verdadeiro amor que é eterno.
Amocinese: Como o deus do amor, do afeto e do desejo, Eros tem controle absoluto e autoridade divina sobre o amor, a luxúria e o desejo, mas não tanto quanto Afrodite. Ele não pode criar amor do nada. Sua forma de amor parece ser mais dura e forte do que a de sua mãe, o que pode ser devido a Eros ser filho de Ares.
Eros sempre foi ambíguo, pois herdou do pai (grandes meios ou riqueza) a coragem, decisão e energia, tornando–se um astuto caçador, ávido do que é belo e prazeroso. Por outro lado, herdou de sua mãe (pobreza) a carência permanente e o destino de andarilho.
O fato é que Zeus decidiu punir Prometeu, decretando ao ferreiro Hefesto que o prendesse em correntes junto ao alto do monte Cáucaso, durante 30 mil anos, durante os quais ele seria diariamente bicado por uma águia, a qual lhe destruiria o fígado.
Explicação: Epimeteu,Jápeto,ninfa,Clímene,Atlas, Prometeu, Héspero e Menoécio.
Um personagem mítico quer dizer que ele faz parte de um conto, que seja denominado mito.
alguns exemplos são: Thor, Zeus, Ulisses, Dionísio, Kurama, Loki, etc.