– Erosão: perda de solo, por causa de seu uso incorreto. ... – Desertificação: o uso inadequado do solo o deixa infértil, criando grandes áreas desertas; – Geração de resíduos: as fezes animais, geradas por espécies criadas em confinamento, são as principais poluidoras de ambientes rurais.
A contaminação do solo ou poluição do solo é causada pela presença de produtos químicos xenobióticos (estranhos ao organismo humano) ou outras alterações no ambiente natural do solo. É tipicamente causada por atividade industrial, produtos químicos agrícolas ou descarte inadequado de resíduos.
A poluição do solo provoca sérios problemas ambientais, como a alteração das cadeias alimentares, desequilíbrio do ecossistema, perda da biodiversidade, contaminação dos lençóis freáticos, infertilidade do solo, perda da capacidade de drenagem natural e risco à saúde dos seres humanos.
O lixo, a poluição hídrica e a poluição do solo têm impacto muito grande sobre a saúde humana. Cida os agentes contaminantes que resultam na poluição urbana e rural.
Como evitar a poluição dos solos
Formas de degradação do solo
O fenômeno é caracterizado pelo acúmulo de sais minerais no solo. Esse problema acontece quando a taxa de evaporação da água é muito alta, o que ocorre com mais frequência em regiões de clima árido ou semiárido. Além disso, a pouca intensidade das chuvas prejudica a dessalinização da superfície.
Resposta: devido a ações de agentes externos (chuva, vento, gelo, ondas, sol). Explicação: e ocorre porque, normalmente, boa parte da água da chuva bate primeiro na copa das árvores ou nas folhas da vegetação antes de cair no solo, funcionando com uma camada protetora.
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.