EQST

Quantas Pginas Tem O Livro Vigiar E Punir?

Quantas páginas tem o livro Vigiar e Punir?

280 páginas Vigiar e Punir - Histórias da Violência ... Livro em bom estado, capa brochura, contendo dedicatória, cortes amarelados devido a ação do tempo, ilustrado, 14x21 cm. 280 páginas.

O que diz o livro Vigiar e Punir?

Vigiar e Punir aborda o problema da institucionalização do poder de forma muito nova, o que deixou marcas profundas nas pesquisas históricas e sociológicas que se seguiram a ele. ... Trocando em miúdos: para Foucault, a punição dos criminosos se transforma, em grande parte, porque o jeito de exercer o poder também mudou.

Como citar vigiar e punir?

Referência: FOUCAULT, M. . Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

É indecoroso ser passível de punição mas pouco glorioso punir?

É indecoroso ser passível de punição, mas pouco glorioso punir (FOUCAULT, 2014, p. 15). quer obter, ele quer obter esse discurso que o inocenta (FOU- CAULT, 1977 - Transcrição nossa).

Quais as principais ideias da obra Vigiar e Punir?

Em Vigiar e Punir, Foucault debruça-se sobre os processos disciplinares nas prisões, em especial na França. Reflete o motivo pelo qual as torturas deram lugar ao encarceramento das prisões, pretendendo que essa fosse a forma mais adequada de correção.

Quando foi escrito o livro Vigiar e Punir?

Genealogia da sociedade disciplinar “Vigiar e Punirfoi publicado por Michel Foucault em 1975. Esta é uma das obras mais famosas do filósofo francês e trata profundamente da questão da disciplina e do poder no mundo moderno.

Como referenciar Drauzio Varella?

VARELLA, Drauzio Varella. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

O que era um suplício?

O suplício é a utilização do corpo, entende-se por suplício, a pena corporal dolorosa baseada na proporcionalidade entre a quantidade de sofrimento e a gravidade do crime cometido. ... Acreditava-se ser este, um meio eficaz de expiar o crime do condenado, em espetáculo punitivo.

O que é sociedade disciplinar para Foucault?

A disciplina é um tipo de poder e, assim, a sociedade disciplinar é o espaço social de exercício predominante de práticas, uso de instrumentos e técnicas, além de níveis de aplicação que comportem a possibilidade do disciplinamento.

Quem foi e as principais ideias de Michel Foucault?

Segundo Foucault, a sociedade faz uso abusivo do poder através das instituições, escolas e prisões, por exemplo. A era moderna é definida através da disciplina, que nada mais é do que um meio de dominação que tem como objetivo domesticar o comportamento humano. Antes, a escola era um local de castigo. ...

Quando Drauzio Varella se formou?

Drauzio estudou medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No início dos anos 70, já como médico, ele começou a trabalhar com o professor Vicente Amato Neto na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

Como a pena do criminoso era aplicada no espetáculo do suplício?

Os códigos penais guardavam severos castigos e a execução da sentença era aplicada sobre o criminoso sob forma de humilhações sofrimentos seguido de morte.