2.
As Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) referem-se às dívidas reconhecidas para as quais não existe empenho inscrito em Restos a Pagar, seja pela sua anulação ou pela não emissão da nota de empenho no momento oportuno.
Restos a Pagar são as despesas com compromisso de utilização no orçamento, mas que não foram pagas até o dia 31 de dezembro.
Caso a despesa empenhada não seja paga até 31 de dezembro esta será inscrita em restos a pagar. Os restos a pagar são classificados como processados e não processados. Os processados decorrem das despesas empenhadas e liquidadas, mas que, até 31 de dezembro, não foram pagar.
MAIS DE 90 SITUAÇÕES DEFINEM OS “EXERCÍCIOS ANTERIORES” Entre alguns dos casos mais comuns estão: Auxílio Pré-Escolar, Adicional de Insalubridade, Revisão de Pensão, Auxílio Natalidade, Reenquadramento, Substituição, Anistia, Diferença de Vencimento, entre outros casos.
A conta de Ajustes de Exercícios Anteriores deve estar representada no Passivo Não Circulante e poderá receber tanto lançamentos a débito quanto a crédito, resumindo, ela será sempre a contrapartida da conta a ser ajustada. Ex: O balanço de 2016 foi fechado e a conta de Fornecedores importava em R$ 100,00.
Desenvolvida a opção de realizar a reversão dos lançamentos contábeis que consistem em duplicar o lançamento, invertendo a natureza da conta contábil do documento lançado direto na contabilidade.
As reversões de encargos nas provisões ocorrem quando o saldo acumulado provisionado é maior do que o valor efetivamente recolhido no fato gerador. ... Neste caso, os encargos sobre a provisão de férias deverão ser revertidos, visto que as férias indenizadas não possuem incidências tributárias de INSS ou FGTS.
A reversão consiste na transferência dos valores registrados na conta redutora do ativo para uma conta de receita, denominada “Receita de reversão de provisão – Rec. Ver. PAVM”.
1 Ato ou efeito de reverter(-se). 2 Regresso ao estado ou tipo primitivo; retrocesso. 3 Reaquisição ou direito de reaquisição de bens doados pelo doador ao donatário, quando este morre sem deixar filhos. 4 Volta de um bem ao primeiro dono; devolução.
Um estorno é quando um cliente recebe de volta os fundos de uma transação. Esse processo pode acontecer de três maneiras: disputas com clientes, reversão de autorização e estorno de pagamento. Cada uma dessas reversões ocorre em diferentes etapas do processo de pagamento e por diferentes razões.
REVERSÃO: é o retorno do servidor aposentado por invalidez quando os motivos causadores da inatividade desapareceram. A cessação das causas do ato de aposentadoria deverá ser comprovada por junta médica oficial.
Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade. Rezava a Lei n. ... Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria.
O aproveitamento é a forma de provimento derivado que trata do retorno do servidor que havia sido posto em disponibilidade. Logo, esse aproveitamento deve ser a um cargo com atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
É o retorno do servidor aposentado à atividade. Reversão Voluntária: Ocorre por meio do requerimento do servidor aposentado, desde que dentro dos primeiros cinco anos posteriores à concessão da aposentadoria, além de haver interesse da Administração e cargo vago.
A reversão da aposentadoria por invalidez acontece caso o segurado deixe de ser considerado inválido, ou seja, tenha sua capacidade para o trabalho confirmada. ... Nesse caso, o benefício pode ser revertido de imediato se o empregado apresentar condições de retornar à sua função antes da aposentadoria.
Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou no interesse da administração, conforme dita a Lei nº 8.
A carência mínima para Aposentadoria por Invalidez é de 12 meses de contribuição.
A lei, conforme mostra o art. 45, parágrafo único, concede um acréscimo de mais 25% ao valor da pensão. Referido valor pode, sem qualquer problema, ultrapassar o limite máximo legal do valor do benefício, e poderá ser recalculado quando o benefício que lhe deu causa também for reajustado.