Na solução hipotônica, a água entra na célula, porém a presença da parede impede que ela se rompa, como ocorre com a célula animal. Nesse ponto, dizemos que as células estão turgidas. Na solução hipertônica, a célula perde água e observa-se que a membrana plasmática desgruda-se da parede celular.
Resposta. Quando a hemácia está em igual concentração do meio em que se encontra, consideramos o meio isotônico. Se colocada em meio hipotônico (pouca água), a célula absorve o restante da água do meio, podendo até "estourar". Já no meio hipertônico (rico em água), a célula perde água, ficando "murcha".
Se colocarmos uma célula humana em água pura (solvente puro), a célula vai estar hipertônica em relação ao meio, ou seja, vai conter mais soluto dentro dela do que fora (na água). ... Quanto mais entra esse solvente, mais a célula incha. Chega uma hora que ela vai explodir, vai sofrer lise.
Olá! Ao adicionarmos uma célula humana em um meio sem substâncias essa célula acabaria ganhando água. Isso ocorre pois a célula é hipertônica se comparada ao meio, que é hipotônico. Dessa forma a água adentra a célula através de osmose a fim de igualar as concentrações.
Quando colocamos uma célula em meio hipotônico, a água pode invadir seu interior, ocasionando a lise celular. Nos vegetais, a célula fica túrgida, porém não ocorre seu rompimento. Isso só é possível graças à presença: a) da membrana plasmática.
Osmose na célula vegetal Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água. Ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular ou membrana celulósica, que é totalmente permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula.
Célula vegetal Dessa maneira, a parede celular impede que ocorre a lise quando a célula está em um meio hipotônico. Então, dizemos que as células estão turgidas. Já na solução hipertônica, a célula perde água e dessa forma a membrana plasmática se desgruda da parede celular, chamamos esse evento de plasmolise.
Se a célula plasmolisada for colocada em meio hipotônico, absorve água e retorna à situação inicial. O fenômeno inverso à plasmólise chama-se deplasmólise ou desplasmolise. Quando a célula fica exposta ao ar, perde água por evaporação e se retrai. Nesse caso, o retraimento é acompanhado pela parede celular.
(Uespi) Quando se faz o salgamento de carnes, sabe-se que os micro-organismos que “tentarem” se instalar morrerão por desidratação. Conclui-se assim que, em relação ao citoplasma dos micro-organismos, essas carnes constituem um meio: ... Ocorre movimentação de água por osmose do citoplasma dos micro-organismos para o meio.
A osmose é um tipo particular de difusão, na qual o constituinte da solução que se difunde é a água. A osmose e a difusão facilitada são consideradas transporte passivo, no qual não há gasto de energia. Ambas ocorrem a favor de um gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado para o menos concentrado.