EQST

Quando Notificar Tuberculose?

Quando notificar tuberculose? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quando notificar tuberculose?

Os casos de tuberculose são notificados somente após confirmação diagnóstica (conforme normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose - PNCT), ou seja, não existe notificação de casos suspeitos.

Quais são as fichas de notificação?

  • Ficha – Hepatites virais (Digitável para impressão)
  • Ficha – Hanseníase.
  • Ficha – DRT – Transtornos Mentais.
  • Ficha – DRT – Pneumoconioses.
  • Ficha – DRT – PAIR.
  • Ficha – DRT – LER / DORT.
  • Ficha – DRT – Dermatoses.
  • Ficha – DRT – Câncer.
Mais itens...

O que é ficha de notificação?

A Ficha Individual de Notificação (FIN) é preenchida pelas unidades assistenciais para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal.

Quem pode notificar tuberculose?

O caso deverá ser notificado através do preenchimento da ficha de notificação do SINAN, pelo profissional de saúde (enfermeiro ou médico) da UBS que atendeu o paciente.

O que é um caso suspeito de tuberculose?

Caso suspeito, é todo Indivíduo com a sintomatologia clínica sugestiva de tuberculose pulmonar: tosse com expectoração por 3 semanas ou mais; suspeito ao exame radiológico de tórax; contato de tuberculose pulmonar; pessoas com patologia ou condição predisponente.

Quais são as fichas do Sinan?

Além da Ficha Individual de Notificação (FIN), e da Notificação Negativa, o Sistema ainda disponibiliza a Ficha Individual de Investigação (FII), que é um roteiro de investigação, que possibilita a identificação da fonte de infecção, os mecanismos de transmissão da doença e a confirmação ou descarte da suspeita.

O que se notifica no Sinan?

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, anexo V - Capítulo I), mas é facultado a ...

O que colocar no tipo de notificação?

Anotar o tipo (avenida, rua, travessa, etc) e nome completo ou código correspondente do logradouro da residência do paciente, se notificação individual ou do local de ocorrência do surto, se notificação de surto (Ex. Av. Duque de Caxias).

Quem preenche o Sinan?

Todos os profissionais de saúde da equipe das Unidades Sentinela com acesso ao diagnóstico clínico podem preencher as fichas de investigação do SINAN.