Avalista é uma pessoa que aceita ser responsável pelo pagamento do empréstimo ou financiamento realizado por outra pessoa. Em resumo, o avalista é o garantidor da dívida.
A diferença entre eles, portanto, está nas características do tipo de garantia que cada um oferece. O avalista assume a responsabilidade apenas pelo valor da dívida principal. Enquanto isso, o fiador assume também a responsabilidade por obrigações acessórias: juros, multa e correção monetária.
Um indivíduo que avalisa um empréstimo não será obrigado, por exemplo, a pagar todos os juros, multas e outras taxas que eventualmente poderão ser cobradas por crédito pedido.
[button title=”Fale com especialistas e proteja o seu patrimônio!” link=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5562982166064&text=Oi, tudo bem? Acessei o site do escritório e tenho uma dúvida!” target=”_blank” align=”center” icon=”” icon_position=”” color=”#f7ae22″ font_color=”#190707″ size=”4″ rel=”” onclick=””]
A primeira é que o fiador se responsabiliza por todas as obrigações contratuais, enquanto o avalista é responsável somente pelo valor do crédito. Assim, em um contrato de R$ 100 mil, quem deu o aval só precisará pagar esse valor, sem juros ou multa.
No entanto, no caso do fiador, essa pessoa é requisitada em transações de caráter imobiliário, como por exemplo, contratos de locação.
Pois o avalista entrará gratuitamente nesse contrato (o aval) como sendo pura e simplesmente um voluntário altruísta, do qual não receberá nenhuma remuneração pelo serviço prestado ao banco.
Além do avalista, existem outros casos em que um terceiro responderá solidariamente pelas dívidas contraídas pelo devedor. Aqui, surge a figura do devedor solidário. A diferença é que, nesse caso, não é preciso que a pessoa assuma a responsabilidade diretamente, pois isso decorre da própria lei.
Existem diferentes tipos de garantia; uma delas é o aval, prestada pelo avalista, que é a pessoal responsável por assumir a responsabilidade de pagar a dívida do devedor em caso de inadimplência.
Já Carlos é um fiador. Se ele prestar a fiança ao contrato de Pedro, assumirá a responsabilidade de pagar, além da dívida principal, também as obrigações acessórias. Portanto, Carlos será responsável pelo pagamento de R$ 14.500.
Assinei hoje como avalista de um empréstimo bancário de uma amiga, e após verifiquei que ela não tem condições de pagar. Tenho como cancelar de ser avalista? Estou bem preocupada, o valor é alto e por 6 anos. Por favor, me ajudem?
Ou seja, o aval é o ato que declara a vontade do avalista quando ele se coloca como corresponsável pelo pagamento do empréstimo.
Aval é apenas a assinatura do avalista em um título ou contrato de crédito, acompanhada do termo “por aval” ou “em garantia”.
Mesmo se o avalista quitar a dívida (total ou parcial), o devedor principal ainda pode ter problemas com o banco, porque as multas, juros e outras taxas permanecem em aberto apenas para o devedor.
Inclusive, após fazer o pagamento, o avalista pode cobrar do devedor o valor que foi pago e, ainda, entrar com ação judicial.
Avalista é a pessoa que dá o aval, uma forma de garantia, em um contrato. Desta forma, o avalista é alguém que assume a responsabilidade de fazer o pagamento da dívida de outra pessoa.
Devido a essa posição frágil do avalista, não é fácil encontrar pessoas dispostas a prestar o aval em um contrato. Como resultado, surgiu uma "indústria" do aval, com avalistas profissionais, que cobram para atuar como garantidores em contratos de empréstimo ou compra de imóveis.
Já o fiador pode se responsabilizar pelas taxas, assim como por outras obrigações decorrentes do contrato. Na locação, por exemplo, ele pode responder pelo pagamento de condomínio, IPTU ou danos ao imóvel.
Se esses dois requisitos forem confirmados, o aval é prestado assinando um título de crédito. Caso o devedor não faça o pagamento da sua dívida, o credor então executa esse título de crédito para receber do avalista.
Se você gostou do post, aproveite para aprender o que avaliar antes de pedir crédito! E acompanhe o site do iq para mais novidades sobre o universo das finanças.