2) (Mackenzie – SP) Qual o volume de um tronco de pirâmide quadrangular regular, se os lados das bases medem 10 cm e 4 cm e a altura mede 4 cm? Resposta: h = 4 cm. Ab = 4² = 16 cm²
O volume do cone é a medida da capacidade desse sólido geométrico. Seu valor é obtido multiplicando-se a medida da área de sua base (Ab) por sua altura (h), dividindo, em seguida, o resultado por três.
Para isso, separaremos o tronco da pirâmide em três partes: base maior, base menor e faces laterais. A área do tronco da pirâmide, portanto, é determinada pelas somas das áreas da base maior (AB), base menor (Ab) e área das faces laterais (Al).
O volume do tronco é 130√ 3 m³. Usaremos a relação de semelhança das pirâmides que originaram o tronco.
O tronco de pirâmide é obtido ao se realizar uma secção transversal numa pirâmide, como mostra a figura: O tronco da pirâmide é a parte da figura que apresenta as arestas destacadas em vermelho. ... Num tronco de pirâmide temos duas bases, base maior e base menor, e a área da superfície lateral.
Tipos de Pirâmide Pirâmide Triangular: sua base é um triângulo, composta de quatro faces: três faces laterais e a face da base. Pirâmide Quadrangular: sua base é um quadrado, composta de cinco faces: quatro faces laterais e a face da base.
Caracteriza-se por possuir seis faces triangulares, uma base hexagonal, doze arestas e 7 vértices. · Pirâmide de base Octogonal: Caracteriza-se por ter oito faces triangulares e uma base octogonal. Também possui dezesseis arestas e nove vértices.
O prisma de base hexagonal possui 12 vértices, 8 faces e 18 arestas. Vale lembrar que o prisma é formado por duas bases iguais.
Um prisma hexagonal possui como base um hexágono. Como um hexágono possui 6 lados, então um prisma hexagonal possui: 6 + 2 = 8 faces: ao redor temos 6 faces retangulares e 2 bases hexagonais. Vértices são os pontos de encontro das arestas.
J. 2 Polígonos