A tireoglobulina é uma proteína produzida pela tireoide que participa da produção dos hormônios tireoidianos. Assim, o exame de tireoglobulina pode ser indicado para avaliar a resposta do câncer da tireoide ao tratamento e identificar seu retorno após a remoção da glândula por cirurgia.
Após uma tireoidectomia total, ou seja, retirada total da tireoide, é esperado que a concentração de tireoglobulina no sangue fique próxima de zero, ou nem seja detectável.
O nível da tireoglobulina no sangue não é utilizado para diagnosticar o câncer de tireoide, mas pode ser útil após o tratamento. A melhor maneira de tratar o câncer de tireoide é a cirurgia, seguida do tratamento com iodo radioativo para destruir quaisquer células remanescentes na tireoide.
A anti-tireoglobulina, ou anti-TG, é um anticorpo produzido pelo corpo contra a tireoglobulina, que é uma proteína produzida pela tireoide que auxilia na produção dos hormônios tireoidianos.
A tireoglobulina é uma molécula precursora de T3 e T4. É uma glicoproteína, ou seja, uma proteína glicosilada muito grande com aproximadamente 5.496 resíduos de aminoácidos. Tem um peso molecular de 660 kDa e um coeficiente de sedimentação de 19S.
As enzimas lisossômicas hidrolisam a tireoglobulina, o que resulta na liberação de T3, T4, DIT e MIT, além de alguns fragmentos de peptídeos e alguns aminoácidos livres. T3 e T4 são liberados em circulação, MIT e DIT são desiodados.
Quando os níveis orgânicos de iodo são muito baixos, a síntese preferencial é T3, quantidades muito maiores de T3 são produzidas diretamente do que T4. Esse mecanismo consome menos iodo e libera diretamente a forma ativa do hormônio.
Além disso, em caso de câncer de tireoide, os níveis de tireoglobulina no sangue também podem ser indicativos da atividade da doença, já que a quantidade de tireoglobulina na circulação é proporcional ao funcionamento da glândula e seu tamanho. Conheça outros exames que avaliam a tireoide.
Veja o que é a tireoglobulina, como ela é utilizada como marcador tumoral de câncer tireoidiano, quando é necessário fazer o exame e como interpretar o seu resultado.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.
A tireoglobulina contém em sua estrutura mais de 100 resíduos do aminoácido tirosina, que, juntamente com o iodo, são a base para a síntese dos hormônios da tireóide. Em outras palavras, a síntese hormonal ocorre dentro da estrutura da tireoglobulina por iodação de resíduos de tirosina.
Esses tumores são identificados na forma de nódulos na tireoide, veja quais são as características que indicam que podem se tratar de um câncer.
Por esse motivo, esses pacientes necessitam de avaliações periódicas e acompanhamento a longo prazo, uma vez que casos de recorrência foram relatados após 30 anos de acompanhamento.
Valores acima disso podem indicar a existência de alguns problemas de saúde que afetam a tireoide, porém não podem ser usados como critérios únicos para diagnosticá-las. Na presença de uma alteração neste exame, o médico ou médica solicita exames complementares que, juntos, fornecem informações que possibilitam o diagnóstico e a proposta do melhor tratamento.
Veja mais detalhes sobre a glândula tireoide e quais problemas ela pode ter.
Outra função da tireoglobulina, embora não menos importante, é constituir uma reserva hormonal no colóide da tireóide. Portanto, quando necessário, ele pode fornecer imediatamente uma fonte rápida de hormônios para a circulação.
Normalmente, o exame de anti-tireoglobulina é solicitado juntamente com outros exames que avaliam a tireoide, como dosagem de T3 e T4, TSH e tireoglobulina. Assim, o médico consegue avaliar melhor o funcionamento da glândula tireoide, concluir o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Conheça os principais exames que avaliam a tireoide.