EQST

Qual O Tratamento Da Desnutriço?

Qual é o tratamento da desnutrição?

Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais integrais, bem como proteínas magras, ajuda no combate à desnutrição. Alimentos e bebidas ricos em gordura ou açúcar não são essenciais para a maioria das pessoas e só devem ser consumidos em pequenas quantidades.

O que pode levar à desnutrição?

De maneira geral, podemos dizer que a desnutrição ocorre devido a uma alimentação inadequada ou a uma incapacidade de absorção dos nutrientes ingeridos. A desnutrição pode afetar pessoas de qualquer idade, porém alguns grupos são considerados mais vulneráveis a desenvolvê-la.

O que acontece se a desnutrição não for tratada?

Se não houver o devido tratamento da desnutrição na infância, ela pode tirar até 19 anos de vida saudável. Doenças crônicas tais como diabetes, hipertensão ou cardiopatias podem diminuir a expectativa de vida em até 8 anos a menos.

O que é desnutrição aguda e crônica?

Peso e estatura baixos referem-se a desnutrição crônica; peso baixo e estatura não comprometida, a desnutrição aguda. Pelos critérios da OMS16, são considerados quadros agudos os de crianças com relação peso/altura < -2DP e crônicos os das com peso-altura > -2 DP.

Quais são as consequências da desnutrição para o organismo?

A principal consequência da desnutrição é a redução do crescimento físico e o menor desempenho intelectual em crianças. Isso acontece porque a magreza extrema acaba reduzindo a altura que a criança poderia atingir na idade adulta, e dificulta o seu aprendizado, memória e raciocínio.

Como classificar a desnutrição?

Classifica-se a desnutrição proteico-energética em leve, moderada ou grave. A classificação é determinada calculando-se a porcentagem do peso esperado em relação à estatura ou à altura esperada utilizando-se padrões internacionais (normal, 90 a 110%; leve, 85 a 90%; moderada, 75 a 85%; grave, < 75%).

O que é a desnutrição aguda?

Desnutrição aguda grave: neste caso, o peso está muito abaixo do que seria suposto (é inferior a 30% do normal) e as funções corporais vão-se alterando. Trata-se de uma situação crítica, com elevado risco de morte para a pessoa que sofre desta doença.

Quais as principais diferenças entre desnutrição aguda e crônica?

Para classificação do estado nutricional foram utilizados os critérios recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo: desnutrição aguda índice peso/altura menor que -2 desvios padrões da média (DP), desnutrição crônica peso-altura maior que -2 desvios padrões da média.

Como é realizado o diagnóstico de desnutrição?

Diagnóstico da desnutrição. Geralmente, o médico diagnostica a desnutrição ao fazer perguntas sobre dieta e perda de peso e por meio de um exame físico (ver também Avaliação do estado nutricional ).

Como saber se você está desnutrida?

O principal sintoma de desnutrição é a perda de peso corporal, porém outros sintomas são:
  1. Diarreia frequente;
  2. Cansaço excessivo;
  3. Dificuldade de concentração;
  4. Falta de apetite;
  5. Diminuição da temperatura corporal;
  6. Apatia ou irritabilidade;
  7. Inchaços generalizados.

O que é a desnutrição e obesidade?

“A obesidade e a desnutrição são doenças nutricionais que podem ou não ser relacionadas a problemas alimentares. Antigamente a obesidade e a desnutrição eram enxergadas como consequências. Se a pessoa tinha câncer, por exemplo, era normal ela estar mais magra.

O que é kwashiorkor e marasmo?

A kwashiorkor puro é caracterizado pela ingestão inadequada de proteínas, na presença de consumo calórico adequado, podendo ser confundida com Marasmo, que consiste numa doença causada por uma dieta pobre em carboidratos e gordura.

Quais os efeitos da desnutrição a longo prazo?

Estudos em adolescentes com baixa estatura mostraram suscetibilidade aumentada a ganho de gordura na região central do corpo, diminuição da oxidação de gordura corporal e do gasto energético e aumento da pressão sangüínea, assim como alterações no metabolismo da glicose e da insulina, todos fatores associados à ...

O que é subnutrição quais são as suas causas e consequências?

A subnutrição é uma condição relacionada à ingestão insuficiente de alimentos, de forma que os carboidratos, vitaminas e nutrientes consumidos são incapazes de suprir as demandas nutricionais do corpo.

O que é desnutrição e como pode ser classificado?

Desnutrição é a falta de nutrientes no corpo. Esses nutrientes podem ser específicos, como ferro ou zinco, ou inespecíficos, como a falta de calorias. Esta doença é responsável por ⅓ das mortes infantis de cada ano.