Por esse motivo, podem ser utilizados como teste de triagem no diagnóstico de sífilis. Outros testes treponêmicos utilizados são o FTA-Abs (anticorpo treponêmico fluorescente com absorção) e a hemaglutinação (TPHA). Ambos são utilizados com testes confirmatórios nos fluxogramas diagnósticos de sífilis.
Testes Rápidos – TR Não necessitam de estrutura laboratorial para serem executados. Podem ser feitos em amostras de sangue total, soro ou plasma. Entre a coleta da amostra e a emissão do resultado decorrem cerca de 30 minutos.
Minha querida, VDRL 1/1 é cicatriz sorológica da doença SÍFILIS, ou seja: pode significar diagnóstico passado de sífilis, que você teve, tratou e ficou curada; pode ser uma sífilis que você nunca soube que teve, portanto não tratou, mas o exame foi diminuindo ao longo do tempo; ou pode NÃO SER SÍFILIS, e ser apenas um ...
O que significa o resultado positivo O resultado é considerado positivo quando possui título a partir de 1/16. Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos.
O critério de cura da sífilis é o desaparecimento dos sintomas e uma queda de 4 titulações nos níveis de anticorpos. Exemplos: VDRL era 1/64 e após o tratamento caiu para 1/16. VDRL era 1/32 e após o tratamento caiu para 1/8.
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
Só é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente.