5 cm para lajes de cobertura não em balanço; 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN; 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.
Lajotas de isopor (EPS) unidirecionais. Alturas (H) disponíveis (mm): 65, 70, 75, 80, 85, 90, 95, 100, 110, 120, 130, 140, 150, 160, 200, 250. Chanfros (CxD) disponíveis (mm): Lajotas com 330 mm de largura: 25x15, 30x15 e 50x15.
De modo geral a largura da viga é definida em função da espessura das paredes acabadas, respeitando o conteúdo da ABNT NBR 6118 (2014) no item 13.
12 metros
Vigota Treliçada e Painel Treliçado Nas fábricas de laje, as vigotas são moldadas em fôrmas de chapas metálicas de 3 mm de espessura, dobradas tipo calha, com 12 ou 13 cm de base por 3 cm de altura. Geralmente, para pré-lajes, adota-se a base de 25 cm, e para painéis, base de 1,25 metro.
Sapata de Divisa. É dimensionada com uma viga de equilíbrio, pois a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do pilar. Essa distância gera um momento fletor, que precisa ser combatido. Esse tipo de fundação é comumente utilizado em divisas de terrenos ou em estruturas próximas a algum obstáculo.
Seleção
Na janela de lançamento, no grupo Fundação, deve-se selecionar a opção Sapata e marcar a caixa Divisa:
Sapata de divisa ou Sapata Alavancada Assim, a sapata de divisa é mais usada em divisas de terrenos ou em estruturas próximas a algum obstáculo. A viga de equilíbrio permite transmitir os esforços resultantes entre o pilar e a sapata para o restante da estrutura.
Viga de Travamento Utilizada para o alinhamento das fôrmas de vigas, paredes e pilares. Permite a livre passagem das barras de ancoragem, com altura dimensionada para uso de barras com flange e porca. Pode ser fabricada em tubo retangular ou em perfil enrijecido em diversos comprimentos, dependendo da aplicação.
O lançamento do bloco no croqui ocorre da mesma forma que o lançamento dos pilares (Como lançar pilares no Eberick) sendo lançado e fixado de acordo com a geometria do bloco: Após ter lançada a fundação com o mesmo nome do pilar, será mostrada no croqui uma representação do pilar superior.
Para editar as estacas disponíveis no programa, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Blocos - Propriedades. Na janela de estacas dos blocos, serão exibidas as estacas já cadastradas no Eberick, possibilitando excluir, editar ou configurar de novas estacas.
Blocos de fundações são estruturas de volume que têm a função de distribuir as cargas dos pilares a elementos de fundações profundas, tais como estacas e tubulões.
O bloco de fundação não é muito utilizado em obras. Somente se for uma obra de custo baixo. Os blocos possuem dimensões maiores que as sapatas. São recomendados para obras de pequeno porte, onde não será necessário fazer fundações muito profundas.
No Brasil, os modelos de cálculo mais utilizados para o dimensionamento de blocos sobre estacas são o “Método das Bielas” (Blévot, de 1967) e o do CEB-70. Nos últimos anos também o modelo tridimensional de bielas e tirantes. O Método das Bielas e o método do CEB-70 devem ser aplicados apenas nos blocos rígidos.
A fundação superficial é também chamada de rasa ou direta. ... Atentar para não confundir "Sapata" com "bloco" de fundação". O bloco de fundação tem a função de unir estacas ou de resistir a esforços de flexão, diferente das sapatas, que tem a função de transmitir os esforços gerados pela edificação para o solo.