Porque tatuar uma espada? ... Assim como qualquer outro desenho, as espadas também possuem um significado. Na maioria das vezes, elas representam força e coragem, por ser um símbolo militar, sendo usada como armas de guerra dos soldados mais antigos.
Elas obedecem a seguinte seqüência: da maior para a menor: 3 2 A K J Q 7 6 5 4 (de todos os naipes); a carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe. Ex: a carta 7 de copas tem a mesma força da sete de paus ou outro naipe (caso o 7 não seja a manilha).
ZAP, GATO OU ZORRO - É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus. COPAS, COPETA OU COPILHA - É a segunda maior carta e seu nipe sempre será copas. ESPADAS OU ESPADILHA - É a terceira maior e seu nipe sempre será espadas.
No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta para cima (a "vira") e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são definidas como as Manilhas. As Manilhas são as cartas mais fortes do jogo, mais fortes do que o 3. Dentre elas a ordem de "força" obedece o naipe, da seguinte maneira (do maior para o menor):
Afinal preparamos 10 dicas para jogar truco que irão te ajudar a vencer seus adversários.
O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas). Cada mão é definida em três rodadas.
Trinca - três cartas do mesmo valor e de naipes diferentes, sendo que os jogadores poderão agregar uma ou duas cartas do mesmo valor, desde que seja dobrada (do mesmo naipe). Exemplo: 5 de Copas, 5 de Paus, 5 de Ouros e outro 5 de Ouros. Sequência - três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe).
Esta modalidade de jogo pode ser jogada com 2 ou 4 jogadores. No jogo de 2 jogadores cada um têm suas próprias cartas, possuem seus próprios jogos na mesa e joga-se um contra o outro. Cada participante fica posicionado em pontos extremos da mesa.
O curinga pode ser usado como qualquer carta do jogo, a cada rodada uma carta é virada sob o baralho indicando o curinga, que sempre é uma carta a cima de mesma cor, por exemplo, se for virado um 7 de Paus, os curingas serão os 8 de Paus e os 8 de Espadas.
Segure a carta desejada com a ponta do polegar e pressione o lado oposto do baralho com o indicador. Continue a embaralhar normalmente depois reter a carta no topo do baralho para encobrir sua trapaça. Mantenha a carta no mesmo lugar segurando-a firmemente com os três dedos enquanto embaralha as cartas restantes.
Dicas dos jogadores Cacheta
"MUTUCA": inseto que se alimenta de sangue, assim como pernilongo porém, se parece mais com uma mosca. "CAXETA": Jogo de cartas onde o objetivo é bater com 9 ou 10 cartas, formando sequências do mesmo naipe ou lavadeiras (cartas iguais / naipes diferentes).
Cacheta é jogada com 2 baralhos franceses misturados. O carteador embaralha o maço e o passa para o jogador à sua esquerda, este deverá cortar e passar o resto para o carteador, que deverá distribuir as cartas no sentido anti-horário. Cada jogador recebe 9 cartas.
Cada jogador começa com 10 pontos. O jogo é feito em rodadas, quando um jogador bate com 9 cartas, todos os oponentes perdem 1 ponto. Se bater com 10, os oponentes perdem 2 pontos. O jogador que perder todos seus pontos é eliminado.