1. [ Astronomia ] Linha recta que, tirada de norte a sul, representa a intersecção do plano do meridiano de um lugar com o plano do horizonte.
1. Aconselhar, recomendar, propor. 4. [ Religião católica ] Declarar em consistório pontifício que um eclesiástico nomeado para determinada função tem as qualidades necessárias para essa função.
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S).
As latitudes e as longitudes são as linhas imaginárias responsáveis pela formação das coordenadas geográficas. O sistema de Coordenadas Geográficas é uma forma de representação cartográfica utilizada para representar e localizar qualquer ponto da superfície terrestre.
Resposta. → Latitudes: tem a função de definir as zonas climáticas e as estação do ano , e sempre medidas no sentido Norte e Sul; → Longitude: tem a função de definir os fusos horários e é medidas no sentido Leste e Oeste.
A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos terrestres.
Além de auxiliar na localização dos pontos terrestres, as longitudes servem de referencial para os fusos horários da Terra. Dessa forma, a cada faixa de 15º de longitude, temos a variação de um fuso.
As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus.
1) Assinale a alternativa que não representa uma função das coordenadas geográficas: a) Localizar os hemisférios de uma determinada área. ... Dessa forma, tudo o que se encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se encontra a oeste tem horas e longitudes negativas.
Essas linhas originam dois tipos de coordenadas – a latitude e a longitude – que, conjuntamente, formam o que chamamos de coordenadas geográficas. As coordenadas geográficas são uma espécie de endereço de qualquer localidade na superfície do planeta Terra.
Trópicos, meridianos e círculos, entenda as linhas que cortam a Terra
Os Paralelos – São linhas horizontais que circundam o planeta. O principal deles é o Equador, o qual divide a Terra em dois hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul. Os demais paralelos principais são: Círculo polar ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.
Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.
Trópico de Capricórnio
No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada no Hemisfério Norte, sobre a latitude de 23,27º. Já o Trópico de Capricórnio localiza-se no Hemisfério Sul, sobre a latitude de -23,27º.
Sempre se diz que o município de São Paulo tem o trópico de Capricórnio atravessado por ele; na verdade, ele atravessa o norte da cidade. Em Parnaíba, o sul. Ele também passa por Sorocaba, Londrina, norte da Argentina. Passa por onze países no total.
Campo Grande, Curitiba e São Paulo são as capitais brasileiras que são cortadas pela linha do Trópico de Capricórnio.
Já o trópico de Capricórnio passa por África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Botswana, Chile, Moçambique, Madagascar, Namíbia e Paraguai.
Macapá