Profilaxia é um termo muito utilizado na medicina e na odontologia, que são medidas para prevenir ou atenuar doenças. O termo profilaxia é de origem grega e significa precaução, sendo também utilizado para designar estudo de outras áreas do conhecimento.
A profilaxia, então, consiste em medidas que visam à contenção da transmissão de doenças em uma população, com ações de combate que consistem desde a conscientização e orientação através de campanhas e mutirões, higienização de alimentos e mãos até a vacinação e medidas pós-exposição, em situações emergenciais.
A profilaxia dentária é o processo de limpeza profissional, realizado por especialista (dentista ou ortodontista), que deve ser realizada ao menos uma vez por ano, sendo que especialistas indicam que sua realização seja feita semestralmente, tendo assim como objetivo garantir a saúde bucal e evitar doenças. Através da profilaxia dentária, é possível evitar problemas como:
Além da adesão aos hábitos sanitários e de higiene com papel profilático, as vacinas podem ser consideradas técnicas de profilaxia, sendo que, elas também são um método eficaz e comprovado de combate à disseminação de doenças contagiosas e não contagiosas.
A profilaxia pós-exposição é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. Essa medida consiste no uso de medicamentos específicos, com o objetivo de reduzir o risco de contração dessas infecções. Essas providências devem ser adotadas após qualquer situação que exista risco de contágio, como:
O que você achou de entender melhor o que é profilaxia, qual a relação entre higiene e profilaxia e conhecer os principais tipos de profilaxia existentes? Aproveite e conheça a página de matérias do Stoodi e veja tudo que a plataforma tem a oferecer para ajudar nos seus estudos! Cadastre-se grátis:
Sutura: tudo o que um estudante de Medicina precisa saber sobre esse procedimento!
A higiene ocupacional atua de modo a evitar a ocorrência de possíveis doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, adquiridas quando o trabalhador é exposto a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem a devida proteção contra o risco envolvido.
Os métodos de prevenção da doença são condições adequadas de higiene, como só ingerir apenas alimentos bem lavados e/ou cozidos, água engarrafada e lavar bem as mãos com abão após usar o banheiro e antes de manipular alimentos. Ao sentir os sintomas da doença, procure ajuda médica para evitar possíveis complicações.
Esses são alguns dos problemas mais comuns que a profilaxia dentária auxilia no combate, sendo que diversos deles podem evoluir para quadros mais sérios e ocasionar doenças que exigem intervenção médica.
Eliminação das causas das doenças; Prevenção do agravamento de doenças e lesões; Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de deficiência física; Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio do controle do ambiente de trabalho.
A profilaxia desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Por meio de medidas preventivas, é possível evitar o surgimento de enfermidades, melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir os custos com tratamentos e internações.
Explicamos agora o que profilaxia, qual seu conceito, a relação entre higiene e profilaxia e também quais os principais tipos de profilaxia existentes. Confira as informações abaixo e bons estudos!
A profilaxia desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Ao adotar medidas preventivas, é possível reduzir a incidência de enfermidades, melhorar a qualidade de vida das pessoas e diminuir os custos com tratamentos médicos. Além disso, a profilaxia contribui para a redução da transmissão de doenças contagiosas, como gripes, resfriados e infecções sexualmente transmissíveis.
Ela é causada por um mosquito, e a única forma de prevenção é evitando a sua proliferação. Ele se reproduz em ambientes com água parada.
O uso de preservativos é uma medida profilática importante para prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS e a sífilis. Além disso, o uso de preservativos também previne a gravidez indesejada.
Dessa forma, existem tomadas de ações e medidas para que não aconteça o contato de um agente infeccioso com o organismo, com a finalidade de conter a inserção de doenças e, quando isso não é possível, organizar o controle para que as doenças não espalhem.
Profilaxia é um termo utilizado na área da saúde e significa medidas de prevenção. A origem da palavra é grega e quer dizer “Cautela”. O termo profilaxia se refere a medidas de precaução e a adoção de meios que evitem a proliferação de doenças.
Ao longo da história, a profilaxia tem sido responsável por grandes avanços na saúde pública. A vacinação, por exemplo, é uma das medidas profiláticas mais eficazes já desenvolvidas, sendo responsável pela erradicação de diversas doenças, como a varíola.