A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças.
Além disso, a amarelinha também trabalha questões de equilíbrio, agilidade, pontaria, etc. A amarelinha só tem benefícios, pois jogando ela as crianças desenvolvem respeito às regras e conseguem entender melhor que precisam esperar sua vez.
Para Marcos Santos Mourão, professor de corpo em movimento do espaço ekoa, pai de Marina e Pedro, o ato de brincar precisa (e deve!) ser valorizado. “A amarelinha é uma forma de fazer descobertas sobre a funcionalidade dos objetos (pedras, gravetos, giz), dos espaços (pátios, quadras, rua, terra), das regras (ordem dos números, dentro/fora, linhas) e do corpo em movimento (saltos, equilíbrios, lançamentos), na relação com outras pessoas e com a cultura”, explica.
1- Com um giz branco, desenhar o diagrama composto de 10 quadros, e depois numerá-los de 1 a 10, com diferentes cores de giz. Se pode fazer uma amarelinha menor ou maior, segundo o tamanho e as capacidades das crianças.
Quando o jogador chegar ao céu, ele volta e faz o trajeto para o lado inverso até chegar na casa que está antes da casa com a pedra. Ao chegar nela, ele precisa pegar a pedra, sem tocar com o pé no chão e saltar essa casa.
O primeiro, é um daqueles tapetes de EVA, que tem as peças de encaixar e seu filho mesmo pode montar. A diversão começa antes mesmo da brincadeira! Ela é colorido, anti-derrapante e dá até para lavar. Para comprar pela Amazon, é só clicar AQUI.
Amarelinha é uma brincadeira fácil ou difícil ? Além da Amarelinha, quais brincadeiras gostam de brincar? 3° -Explique as regras da brincadeira e o procedimento de alternância de jogadores. 4° – Ajude as crianças a se organizarem em pequenos grupos de 3 a 5 elementos.
VAMOS AGORA RECORTÁ-LOS E COLOCA-LOS EM ORDEM. Atividade de registro 02 - Fonte: Imagem da própria autora. 3 - O professor pode trabalhar também com as crianças outras formas de brincar com Amarelinha. Como fazê-la em formato de caracol, utilizar outras formas geométricas para construí-la com triângulos e quadrados.
Como jogar amarelinha
A pintura pode ser feita com tinta epóxi ou tinta acrílica para uma pintura mais duradoura. Pode-se também utilizar tinta PVA, caso a área seja interna ou se o piso for de cimento. O desenho do corpo da amarelinha pode variar de tamanho, estilo, cor, etc. de acordo com o local e a cultura regional.
Se o jogador perder o equilíbrio e colocar o pé ou a mão no chão, ele perde a vez. Além disso, se a pedrinha não ficar dentro dos limites do quadrado, ele também perde a vez de jogar.
O objetivo é ir passando a pedra de quadro em quadro até o número 10 e voltar. 4 - Se a criança cai ou a pedra sai do quadrado, será a vez do outro jogador. 5 - Pode-se inovar nesse jogo. É possível fazer a amarelinha com diferentes formatos para facilitar ou criar obstáculos no jogo.
As brincadeiras possuem o objetivo de socializar e interagir com o meio. É por meio delas que as crianças expõem sua criatividade, habilidade e imaginação. O ato de brincar promove nas crianças a auto percepção e é muito positivo para a socialização delas com as pessoas que estão ao seu redor.
Acredita-se que começou na Grã-Bretanha antiga durante o início do Império Romano. As quadras originais de amarelinha tinham mais de 30 metros de comprimento e eram usadas para exercícios de treinamento militar. ... Dessa forma a amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e se disseminou por todo o país.
Dentro das diferentes formas de amarelinha, uma delas é conhecida como "amarelinha caracol." Nesse tipo de brincadeira, o desenho do tabuleiro é modificado para criar uma espécie de espiral. Assim, aqui os números são colocados de maneira curva. Isso torna o jogo um pouco mais desafiador, pois os jogadores precisam pular de um número para o próximo, seguindo o caminho em espiral.
Os portugueses que descobriram o jogo na França, escutaram o nome e acabaram tendo uma interpretação errada, entendo como Amarelo, o que depois de um tempo acabou virando o nome do jogo.
Mas, você sabia que a amarelinha, apesar de simples, traz recursos superimportantes? Com a brincadeira, é possível aprender sobre noção de espaço, força muscular, estratégia, desenvolvimento social e personalidade. Veja como seu filho desenvolve cada um deles:
Você deve iniciar a brincadeira desenhando ela no chão. Para isso, desenhe uma fila de três quadrados do mesmo tamanho, na vertical. Depois, desenhe mais dois quadrados só que agora os dois precisam estar lado a lado.