O objetivo de uma anamorfose não é, então, representar os territórios de maneira fiel à realidade, mas passar outras informações de forma clara. O site Worldmapper apresenta uma coleção de anamorfoses (chamado de cartogramas), onde os territórios são redimensionados em cada mapa de acordo com o assunto de interesse.
Normalmente o mapa topográfico mostra tanto o relevo natural quanto o artificial, gerado pela ação do homem. O Centro de Informações Topográficas dos Estados Unidos o define assim: "Um mapa topográfico é uma representação gráfica detalhada e precisa dos relevos naturais e artificiais"
Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.
Título - Onde se destaca o tema do mapa. Escala - É relação entre as dimensões de um objeto ou lugar representado e sua medida real. Legenda - é essencial para a compreensão de um mapa, utiliza geralmente símbolos e cores. Orientação - normalmente é apresentada como rosa dos ventos, ou uma seta indicando para o norte.
Pontual: Os símbolos cartográficos pontuais são utilizados para representar localidades ou elementos cujas áreas totais são muito pequenas ou até insignificantes perante o tamanho total da área representada. Exemplos: aeroporto em uma cidade; cidade em um país; pontos de ônibus em um bairro.
mapas topograficos são fundamentais para areas com relevo e altas altitudes, para representar morros, montanhas e vales. fundamental em mapas de curva de nível. onde tem aquelas linhas em volta da montanha chamado de linhas isoípsas.
R$ 1.
R$ 3.
Profissão Tecnólogo em Agrimensura: salário e carreira na área de AGRIMENSURA