Liberação do ovócito II pelo folículo ovariano A ovulação, também chamada de ovocitação ou oocitação, corresponde a um fenômeno do ciclo menstrual, no qual o ovário é estimulado a liberar um ovócito II (óvulo imaturo) para fecundação. Caso isso não aconteça, o óvulo é eliminado na menstruação.
O ideal nesta fase (5º – 6º dia) é que os folículos estejam crescendo de maneira uniforme, com diâmetro em torno de 10 a 14 mm, e o endométrio esteja se tornando espesso (> 5 mm). Nos hormônios, o único que deve estar subindo é o Estradiol produzido pelas células dos folículos em crescimento.
Qual o tamanho máximo do folículo para ser considerado viável para ser fertilizado, de um ciclo que foi utilizado Clomid? O folículo é considerado maduro quando ele mede 16 à 22mm no ultrassom. Caso esteja acima disso, provavelmente ele virou cisto e terá regressão espontânea na mesntruação.
Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação. A espessura do endométrio pode ser medida através do exame de ultrassonografia transvaginal.