11 – Feijão Roxinho De cor avermelhada, o feijão roxinho tem textura macia e dá bom caldo. É muito consumido em São Paulo e Minas Gerais.
Azuki
Em uma comparação direta, uma porção de 100 gramas de feijão cozido tem menos calorias do que a mesma quantidade de lentilha: são 76 Kcal contra 93 Kcal. Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão.
O feijão branco tem um perfil nutricional rico em minerais como cálcio, ferro e potássio, em que ele ganha dos outros tipos de feijões. Também contém boas quantidades de vitamina E e K.
Em geral, os vegetais verde-escuros são ricos em ferro, como é o caso do agrião, que tem 3,1mg do mineral em 100g. Nessa quantidade, o agrião bate em ferro até mesmo o espinafre (0,4mg), a couve (0,5mg) e o alface (0,4mg). A vantagem é que ele pode ser consumido cru.
Confira uma lista com 11 alimentos ricos em ferro:
Não são só as carnes: veja verduras ricas em ferro
10 alimentos ricos em ferro que não podem faltar na sua dieta
Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é abaixo de 10 ng/ml. Porém, para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, pois a tireoide utiliza muito o ferro.
As concentrações de ferritina sérica se correlacionam aos depósitos totais de ferro do corpo. A variação normal, na maioria dos laboratórios, é 30 a 300 ng/mL e a média é 88 ng/mL em homens e 49 ng/mL em mulheres. Níveis baixos (< 12 ng/mL) são específicos da deficiência de ferro.