EQST

Qual O Nome Da Flor Da Vitria Rgia?

Qual o nome da flor da Vitória Régia?

A vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica.

Qual o significado da flor Vitória Régia?

Significado da vitória régia. O nome da flor une dois nomes bem fortes. Vitória vem do latim e Régia da mitologia feminina. Juntos eles remetem a uma mulher vitoriosa, guerreira e com enorme força interior, uma mulher com extremas virtudes para jamais desistir dos seus sonhos.

Quais as características da Vitória Régia?

A vitória-régia é a maior planta aquática do mundo e que tem a maior flor das Américas. Ela também é conhecida pelo nome popular de jaçanã. ... Planta exclusivamente aquática, a vitória-régia tem folhas flutuantes e possuem canais de escoamento e duas fendas laterais, encaminhando a água das chuvas para o lago.

Por que a flor da Vitória Régia só abre a noite?

No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. ... Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

Quantos quilos a planta Vitória Régia aguenta?

50 quilos Suas folhas podem atingir 2,5m de diâmetro e suportam até 50 quilos. Exuberante em sua forma diferenciada e em seu tamanho – suas folhas podem atingir 2,5 metros de diâmetro e sustentar peso de até 50 quilos –, a vitória amazônica, popularmente conhecida como vitória-régia encanta pesquisadores e turistas.

Qual é a história da Vitória Régia?

Jaci, vendo o sacrifício da índia, resolveu transformá-la numa estrela incomum. O destino de Naiá não estava no céu, mas nas águas, a refletir o clarão do luar. Naiá virou a Vitória Régia, a grande flor amazônica das águas calmas, a estrela das águas, tão linda quanto as estrelas do céu e com um perfume inconfundível.

Qual é a explicação do texto para o surgimento da Vitória Régia?

Conta uma antiga lenda indígena que a lua (Jaci, para os índios) despontava na noite e enchia de luz os rostos das mais belas virgens (cunhatãs-moças). ... Jaci, compadecida da jovem, resolveu transformá-la na “Estrela das Águas”. Assim nasceu a vitória-régia, cujas flores brancas e perfumadas só abrem à noite.

Como acabar com a planta Vitória Régia?

Peixes herbívoros ajudam na proliferação excessiva da planta Para eliminar essa vegetação invasora, a sugestão é retirá-la manual ou mecanicamente e, em seguida, introduzir alguns exemplares do peixe herbívoro carpa capim, na quantidade de um exemplar para cada 10 metros quadrados de lâmina d'água.

Como são as folhas da Vitória Régia?

É dotada de folhas circulares, enormes, que podem alcançar até 2,5 metros de diâmetro. Seus bordos alcançam até 10 cm e revelam uma face inferior espinhenta e avermelhada. Possui ainda uma notável capacidade de flutuação, devido a uma rede de grossas nervuras e compartimentos de ar em sua face interior.

Como são as folhas da Vitória-Régia?

É dotada de folhas circulares, enormes, que podem alcançar até 2,5 metros de diâmetro. Seus bordos alcançam até 10 cm e revelam uma face inferior espinhenta e avermelhada. Possui ainda uma notável capacidade de flutuação, devido a uma rede de grossas nervuras e compartimentos de ar em sua face interior.

Qual a importância da Vitória-Régia?

Curiosidades – A vitória-régia apresenta importância medicinal e culinária. É utilizada para a cicatrização de ferimentos e considerada depurativa. A pequena semente é rica em ferro, amido e tem sabor semelhante ao de pipoca - quando submetida ao calor, estoura.

Quando a vitória régia abre?

Suas flores brotam nos meses de janeiro e fevereiro, e duram apenas 48 horas, abrindo somente à noite e apresentando cores brancas no primeiro dia e rosadas no segundo e final dia, com várias camadas de pétalas.

Que fato o mito a Vitória Régia procura explicar?

Ela explica a origem da planta aquática que é símbolo da Amazônia. Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar beijar o reflexo da lua. Para os índios, a lua era Jaci, por quem a índia estava apaixonada.

Como consegue flutuar a vitória?

Possui ainda uma notável capacidade de flutuação, devido a uma rede de grossas nervuras e compartimentos de ar em sua face interior. A superfície da folha apresenta uma intrincada rede de canais para o escoamento da água, o que também auxilia na sua capacidade de flutuar, até mesmo sob chuvas fortes.

Qual o tamanho da Vitória Régia?

1,80 m Vitória Régia ou Vitória Amazônica, uma das mais lindas plantas aquáticas do mundo, da família das Ninfeáceas tem a folha de formato circular e mede até 1,80 m de diâmetro.

Quem conta a história de Vitória-Régia?

Conta a lenda que uma índia chamada Naiá, ao contemplar a lua (Jaci) que brilhava no céu, apaixona-se por ela. Segundo contavam os indígenas, Jaci descia à terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu. Naiá ao ouvir essa lenda, sempre sonhava em um dia virar estrela ao lado de Jaci.

Qual é a origem da lenda da Vitória-régia?

Inspirados pela beleza da planta, os povos indígenas contam uma linda história. Diz a lenda que a índia Naiá era a mais bela da tribo. Porém, ao ver Jaci, a Lua, refletida nas águas do igarapé, desejou ir morar com ela no céu e virar uma estrela.

Qual é a origem da Vitória Régia?

História e origem da Lenda da Vitória-Régia A vitória-régia é uma planta aquática, típica da Amazônia, e foi nessa região que nasceu a lenda.. A cultura do Norte é representada por essa história de perseverança da índia guerreira Naiá, nascida e criada em uma aldeia tupi-guarani.