Ação antrópica negativa O homem passou a alterar o meio ambiente de maneira desregrada, sem a preocupação de repor aquilo que dele foi retirado. Esse cenário agravou-se a partir da Revolução Industrial.
Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a sua contaminação, além de atingir o lençol freático (água subterrânea).
1. O QUE É UMA ÁREA COM SOLO CONTAMINADO? É aquela onde, comprovadamente, existe poluição, causada por quaisquer substâncias ou resíduos que tenham sido inadequadamente depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados no solo, que podem causar danos à saúde humana e impacto negativo ao meio ambiente.
“A pluma de contaminação é o resultado do transporte de contaminantes dissolvidos em água subterrânea. ... Segundo ele, o comportamento do contaminante nas águas subterrâneas depende de suas propriedades físicas e químicas, como densidade, solubilidade, viscosidade, entre outros.
As causas da degradação do solo estão diretamente ligadas ao desmatamento, às queimadas e às ações do homem. A vegetação é de primordial importância para a circulação de nutrientes e para proteção do solo, ou seja, quando há ausência de vegetação no local, a terra fica desprotegida e mais suscetível à sua degradação.