Portanto, o contraste iodado iônico tem maior osmolalidade do que o não iônico. Outras propriedades do contraste dizem respeito à sua densidade e viscosidade.
Radiodensidade (ou radiopacidade) é um termo que se refere à habilidade da radiação eletromagnética, particularmente dos raios X, de passar por um determinado material.
Na falta de acesso venoso periférico a utilização do acesso central para a infusão do meio de contraste deve ser autorizada formalmente, por escrito em receituário, pelo médico responsável pelo paciente do setor de origem.
Quando usado na tomografia computadorizada, o contraste é feito à base de iodo e, em exames de ressonância magnética, com soluções de compostos de gadolínio. Para a realização do seu exame, poderá ser necessária a administração de meios de contraste iodado por via oral e/ou venosa.
Basta seguir as seguintes diretrizes: 1) Contraste com gelo e água quente ou sauna e piscina fria, alternando quente (39 ºC a 40 ºC) e fria (10ºC – 12ºC): Ficar entre 3 e 4 minutos no quente, então ficar 30-60 segundos no frio, repetindo o processo 3 vezes.