Alguns professores dizem que um bom coeficiente de rendimento é igual ou superior a oito pontos, mas na prática um bom coeficiente será aquele que garante que você consiga a eletiva que desejar, assim como as bolsas de pesquisa (como PIBIC e FAPESP).
O coeficiente de Rendimento (CR) é o índice que mede, ao longo do curso, o desempenho acadêmico do estudante ao fim de cada período letivo. O valor do CR varia de 0 (zero) a 10 (dez) e se encerra na terceira casa decimal sem arredondamento.
O Coeficiente de Rendimento Normalizado é obtido por meio da fórmula: CRN = 5,000 + 1,250 (CRA - CRM) / DESV, onde: I. CRA corresponde ao Coeficiente de Rendimento do Aluno apresentado no histórico escolar; ... DESV corresponde ao desvio padrão dos coeficientes de rendimento dos alunos do curso.
O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) adotado por várias universidades, acompanha o acadêmico por todo o curso de graduação, podendo abrir (ou fechar) portas em seleções para intercâmbios e bolsas de estudo, por exemplo.
Para calcular o CRA, basta multiplicar o valor do conceito pela carga horária da disciplina (horas de aula), somar, e depois dividir pelo número total de disciplinas.
Para quem se matriculou na disciplina e não a trancou, são seis as menções possíveis, todas pesando no cálculo do IRA: → SS - superior (equivalente a uma nota entre 9,0 e 10,0, valendo 5 para o IRA); → MS - médio superior (equivalente a uma nota entre 7,0 e 8,9, valendo 4 para o IRA);
Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) É dado pela nota média obtida nas disciplinas já cursadas (com aprovação ou não), ponderada pela carga horária de cada uma delas.
IRA significa Índice de Rendimento Acadêmico e é calculado semestralmente no ato da consolidação do período, logo após a digitação de notas, tendo como base o histórico escolar do estudante da UFSCar.
O IRA é a média aritmética ponderada das suas notas desde o início do curso até a data em que é gerado. O IRA é calculado da seguinte forma: Multiplique a nota obtida em cada disciplina pelo número de créditos. Importante: Em disciplinas onde o aluno foi reprovado por infrequência, considere a nota como zero.
Os cursos a distância possuem a mesma qualidade da modalidade presencial. A diferença é que o ambiente de estudo a distância é um bom computador com conexão à internet. Assim você pode ver os vídeos on-line, interagir com os colegas e entrar em contato com professores.
EAD Ranking: as 10 melhores pós-graduações a distância