Páscoa se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach/ Pesach, que significa “a passagem”. Essa “passagem” está descrita no Antigo Testamento como a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo.
Quando se comemora a Páscoa
O cordeiro é um importante símbolo pascal, uma vez esse animal representa o sacrifício de Jesus Cristo para salvar os homens de seus pecados. Na tradição judaica, ele também é muito importante e representa a libertação dos homens.
Na liturgia cristã, a Páscoa representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é considerada uma das mais importantes datas comemorativas que simboliza uma nova vida, nova era, esperança.
O coelho como animal símbolo da Páscoa, por exemplo, conseguiu esse posto já há muito tempo. Isso em referência a festas feitas por povos pagãos (especialmente celtas) em comemoração ao início da primavera.
Como o Coelhinho da Páscoa entra na história?
Há na bíblia sagrada (Novo Testamento, nos livros de Lucas e João) escrito que Jesus ela levado pelos seus pais para Jerusalém todos os anos para celebrar a festa da páscoa. E ali fazia-se o sacrifício do cordeiro nos arredores do templo e havia a participação de muitos judeus de fora da Palestina.
Do inglês, Easter, que significa Páscoa, está intimamente ligado aos cultos pagãos da deusa da fertilidade da mitologia nórdica e germânica Eostre, Ostera ou Ostara.
No entanto, devemos lembrar que se tratavam, por muito tempo, de ovos de galinha ou outra ave. O chocolate veio posteriormente, das Américas. E, apenas no século 20, foi usado para se fazer esse doce tão característico.
Importância da Páscoa
"Moisés não aceitou a truculência escravocrata e matou um egípcio. Com medo da sentença de morte, fugiu para o deserto. Depois, foi reenviado ao Egito para propor uma saída da escravidão", diz o frei Lisaneos Prates, também professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.
Por isso, nas comemorações e festejos, chamada de “Festa dos Pães Ázimos” (Chag haMatzot), é proibido comer pães com fermento.
De qualquer maneira, entre diversas civilizações, era comum dar ovos de presente aos amigos. Para que essa nova vida que se inicia fosse mais feliz. E essa é a orgiem dos ovos de Páscoa.
O que é Páscoa
O coelho transformou-se em um símbolo da Páscoa, pois a celebração, no hemisfério norte, acontece no fim do inverno e início da primavera, período no qual os coelhos aparecem nos campos com seus filhotes, pois é a época de fertilidade.
Essa data da páscoa fora estabelecida pelo decreto do Primeiro Concílio de Niceia (no ano de 325 d.C), onde se estabeleceu que ela é comemorada sempre no domingo depois da primeira lua cheia, sendo que no hemisfério sul é no outono e no hemisfério norte é no equinócio da primavera.
O que é a Páscoa? Qual o significado
Na época de Moisés, por exemplo, os judeus sofreram nas mãos dos egípcios. Já nos tempos de Jesus, o perseguidor estava na figura do Império Romano, que contava com o apoio de alguns grupos de judeus.
A data da Páscoa, como mencionado, é móvel, e sua instituição foi feita, no século IV, pela Igreja Católica. Durante o Concílio de Niceia, as autoridades da Igreja definiram sua celebração para o primeiro domingo que acontece após a lua cheia seguinte ao equinócio de primavera (para o Hemisfério Norte).
No Sábado de Aleluia, é celebrada a ressurreição propriamente dita. E, no Domingo de Páscoa, é o seu aparecimento para os discípulos e o cumprimento de sua missão. Encerrando, assim, as comemorações da semana de Páscoa.
"Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, o rito pagão de festejar a primavera foi integrado à Semana Santa. Os cristãos, então, passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Jesus."
O que é o peixe é o que o peixe significa na Páscoa?
O Peixe na Páscoa é uma das representações que simbolizam a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo. Alguns apóstolos de Cristo eram pescadores e os primeiros cristãos já incluíam o peixe entre os símbolos das suas crenças. ... O acróstico IXTUS, que significa “peixe” em grego, fazia referência a Jesus.
O que é Páscoa texto pequeno?
A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época que Jesus supostamente foi crucificado e ressuscitou.
O que quer dizer Páscoa na Bíblia?
O nome que a Bíblia Hebraica usa para denominar "páscoa" é pesah. Com a palavra pesah o texto bíblico quer significar duas coisas: o ritual ou celebração da primeira festa do antigo calendário bíblico (Ex 12.11,27,43,48); a vítima do sacrifício, isto é, o cordeiro pascal (Ex 12.21; Dt 16.2,5-6).
O que tem na Páscoa?
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. ... Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera.
Porque o coelho é o símbolo da Páscoa?
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. ... O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.
Quem inventou o ovo de Páscoa de chocolate?
No século XVIII, confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons. O costume fez sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa, mas nem todos tinham acesso a essa mercadoria, pois, na época, o chocolate e o ovo de Páscoa eram artigos muito caros.
Qual é o significado do peixe?
O peixe é um símbolo cristão que representa a vida e cuja palavra em grego Ichthys representa a frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Sua representação mais comum é o da sobreposição de dois arcos (ou duas luas crescentes) que se assemelham ao seu perfil.
Quais os símbolos da Páscoa e seus significados?
Pão e vinho: assim como o peixe, são símbolos antigos do cristianismo. Eles representam o corpo e o sangue de Cristo, derramado para a remissão dos pecados. Mais uma vez remete ao sacrifício. Sino: os sinos dos templos cristãos soam no dia da Páscoa para anunciar o advento da Ressurreição.
Como fazer um texto falando sobre a Páscoa?
A Páscoa é a ressurreição de Cristo, é o seu renascimento. Por isso nada melhor do que aproveitar este domingo para refletir. Fazer o levantamento da vida para saber se é necessário recomeçar, porque, Páscoa é isso, é o momento de renascer. Seja para o novo modo de vida, para o amor, para amizade.
Como escrever um texto sobre a Páscoa?
A Páscoa é a celebração do sacrifício de um homem justo e bom que morreu por nós, por nossos pecados, e da sua ressurreição. A Páscoa é a festa do amor e triunfo de Cristo, nosso Salvador. Façamos então renascer também em nossos corações todos os bons sentimentos, e deixemos os maus desaparecerem. Feliz Páscoa!
O que quer dizer a Páscoa para os evangélicos?
Já para os evangélicos, a páscoa é oriunda da passagem da bíblia em que Deus orienta Moisés a atravessar o mar vermelho. "Aquele dia, que podia ser o último dos Judeus, se tornou um dia de libertação. Para nós, Cristo é essa passagem, libertação. ... Páscoa significa superar".
Como os cristãos celebram a Páscoa?
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
Quais são os símbolos da Páscoa e seu significado?
Pão e Vinho O pão e o vinho representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo e simbolizam a vida eterna e a ressurreição. Estes são um dos mais antigos símbolos do Cristianismo e fazem parte das missas de Páscoa.
Quais são os símbolos da Páscoa?
Significado dos símbolos da Páscoa
Coelho. Esse símbolo tão presente na Páscoa - e talvez o mais famoso - representa a fertilidade. ...
Cruz. ...
Círio pascal. ...
Pão e vinho. ...
Cordeiro. ...
Ovos de Páscoa. ...
Colomba Pascal. ...
Palmeiras.
• BE
Qual a relação do coelho com a Páscoa?
Isso porque, durante a época em que a Páscoa era comemorada (próxima ao Equinócio de Primavera), o coelho era um dos primeiros animais a serem vistos com o fim do inverno. Isso fez com que o animal passasse a ser enxergado como um símbolo da renovação e, portanto, da ressurreição.
O que tem a ver o coelho da Páscoa?
A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. ... Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, joias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
Como surgiu a tradição do ovo de chocolate?
Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa.
Como surgiu o ovo de Páscoa de chocolate?
“Os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. ... No processo inicial, dos Pâtissiers franceses, os ovos de galinha eram recheados de chocolate após serem esvaziados. Também existia o costume de pintar as unidades.