Desinfecção é a eliminação ou remoção de todos os microorganismos na forma vegetativa, independente de serem patogênicos, presentes em artigos e superfícies inanimadas. Eventualmente ocorre remoção de esporulados, mas não é possível quantificar (NOGAROTO, PENNA, 2006).
A desinfecção é uma delas e é responsável por exterminar microrganismos e agentes infecciosos de superfícies e objetos. ... Existem três diferentes tipos de desinfecção: de alto, médio e baixo nível; e ela pode ser feita por dois métodos diferentes: a desinfecção física ou química.
Autoclave (vapor saturado sob pressão) Indicada para a esterilização de instrumentos de plástico, termoplástico, borracha, fibra, tecido, acrílico e aço.
A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.
Calor seco São utilizadas as estufas. Conforme o calor gerado recomenda-se um certo tempo: a 160 Graus Celsius, são necessários 120 minutos. A 140 Graus Celsius são necessários 2 horas. A 120 Graus Celsius são necessários 6 horas.
180º
A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.
O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.