Além de ser consumido dentro da alimentação, a produção dos grãos de guandu pode ser utilizada para um adubo verde, com o objetivo de recuperar o solo, e para a produção de forragem. As informações são da cartilha “Feijão-guandu: uma boa opção para sua alimentação” da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Mesmo em solos de baixa fertilidade, a leguminosa consegue extrair fósforo, potássio e fixar nutrientes, obtendo boa produtividade. Inclusive, fazer a rotação com esta cultura pode ajudar a melhorar o sistema produtivo do plantio que virá em seguida.
Leia mais da categoria:
A origem do feijão-guandu divide opiniões. Há quem diga que ele surgiu na África, Ásia ou em algumas ilhas do Mar do Sul. Mas a verdade é que, hoje, já está espalhado por diversas regiões tropicais do mundo.
Além disso, a espécie também apresenta variedades de tamanho, coloração e características das sementes. De início, o grão apresenta a cor branca, depois esverdeada e, quanto mais maduro, mais castanho tende a ficar.
Continue lendo este artigo até o fim para entender mais detalhes sobre a espécie, suas principais características, melhores estratégias de manejo e como prevenir as pragas na cultura. Boa leitura!
Benefícios do feijão guandu
O ideal é que a semeadura seja realizada com espaçamento entre 40 cm e 1 m, aproximadamente 10 plantas por metro linear. Além disso, sempre se deve respeitar a profundidade de 2 cm a 5 cm, sendo o último o mais recomendado.
Adubo verde: a cultura de feijão guandu possui uma boa fixação de nitrogênio no solo. Por isso, é utilizada como adubo verde, que se degrada com facilidade devido à relação entre nitrogênio e carbono dessa planta.
Novidades Por E-mail
As vagens do feijão guandu são indeiscentes, ou seja, não se abrem espontaneamente, e têm cores que podem ser verde-marrom ou púrpura. Nas vagens, são encontradas de duas a nove sementes, que são bem duras quando secas.
O feijão guandu pode entrar no sistema de produção como cultura alimentícia durante a segunda safra, como adubo verde e também como suplementação proteica animal.
A cartilha da Embrapa a respeito do feijão guandu também informou que mais um dos benefícios do feijão guandu é servir como fonte de proteínas. De acordo com a publicação, os grãos de guandu possuem 21% de proteína. Entretanto, a cartilha não especificou se esse teor é do grão cozido ou não.
Alimentação animal: seu teor proteico é proporcionalmente grande ao nitrogênio. Portanto, é uma cultura também usada como forrageira ou pastejo em propriedades com criação de animais — principalmente no inverno.
Uma comentário para
Além disso, as proteínas fornecem energia ao corpo, auxiliam em relação à sensação de saciedade e são importantes para o crescimento e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e mulheres grávidas, informou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
Como podemos ver, quando se realiza o consórcio do feijão guandu alteramos sua relação C/N de aproximadamente 25 para mais de 40, aumentando em muito o tempo de persistência desse material sobre o solo.
Acesso rápido
Reza a lenda que o Açaí começou a ser utilizado como alimento muitos anos atrás, depois que o cacique Itaki teve sérios problemas para alimentar seu povo – uma nação indígena que vivia na Floresta Amazônica. A história tem um […]
O ciclo anual produtivo do feijão guandu dura entre 90 e 180 dias, essa variação ocorre porque a leguminosa é sensível ao fotoperíodo, ou seja, a quantidade de luz que recebe a cada dia, do amanhecer até o pôr do sol.
Variedades de feijão guandu
O feijão guandu (Cajanus cajan) é uma leguminosa arbustiva que pertence à família das fabáceas. Também conhecido como andu, ele está presente em diferentes partes do país, como nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Piauí. Isso se deve à sua fácil implantação e manejo, bem como à alta adaptabilidade.
Quer mais informações sobre essa possibilidade de irrigação? Entre em contato conosco! Tiramos todas suas dúvidas e passaremos um orçamento adequado a sua propriedade.
Vale ressaltar que a maior população de plantas em espaçamentos inferiores pode gerar menor produção de sementes por planta. No entanto, também pode resultar em uma maior produção de sementes em relação à área total.
180 dias
O ciclo de produção varia de 90 até 180 dias aproximadamente, isso porque o guandu é uma planta sensível ao fotoperíodo. Como é uma planta de dias curtos, assim como a soja, a fase vegetativa é influenciada pelo comprimento do dia.
Para que serve chá de guandu?
Além de baixar o nível de glicose no sangue, o guandu também equilibrou as taxas de colesterol e triglicerídeos (gorduras), de creatinina e de uréia (indicadores do funcionamento do metabolismo das proteínas). Tudo isso sem efeitos colaterais, a não ser que sejam ingeridos em excesso, dizem os pesquisadores.
Pode tomar o chá da folha do feijão Andu?
Posologia e modo de uso: As folhas são preparadas por infusão ou decocção, a partir de 15g de material para 1 litro de água . Também é utilizada a decocção dos grãos .
Como tirar o amargo do Andu?
Em uma panela adicione o feijão e o cubra com água, deixe-o cozinhar até que a água ferva, em seguida escorra toda a água da fervura e o cubra com outra água limpa. Isso é necessário para tirar o amargo excessivo do feijão guandu e consiste em uma das principais partes de uma boa receita com esse tipo de feijão!
Pode comer feijão Andu verde?
O guandu pode ser consumido verde (cru) ou seco (cozido ou refogado). Além da fácil digestão, ele tem sabor forte e exótico. Por isso, na hora do seu preparo, vale investir em pratos elaborados com temperos, como ervas e ingredientes mais marcantes do tipo da pimenta.
Como preparar o chá da folha do Andu?
Posologia e modo de uso: As folhas são preparadas por infusão ou decocção, a partir de 15g de material para 1 litro de água . Também é utilizada a decocção dos grãos .
Quais são os benefícios da folha do Guandu?
Benefícios do guandu
Crescimento, manutenção e fortalecimento de ossos e dentes;
Bom funcionamento do sistema imunológico;
Regulação da pressão arterial;
Melhora da saúde do coração e do metabolismo;
Aumento da energia;
Entre outros.
Qual o benefício da folha de Andu?
Com as folhas também prepara-se um xarope com mel, que é usado internamente, para gripes e resfriados e como depurativo do sangue. Folhas e ramos são utilizados na forma de decocto, para lavagem da pele, em casos de catapora, sarampo e coceira e internamente contra alergias.
Para que serve o chá da folha do feijão Andu?
Feijão Guandu ou Andu é muito conhecido por nossos pais e avós. A infusão da folha é boa para tosse, bronquite, inflamações da garganta, limpar o sangue, diminuir a glicose na corrente.
Quais os benefícios do chá da folha do Andu?
Benefícios do guandu
Crescimento, manutenção e fortalecimento de ossos e dentes;
Bom funcionamento do sistema imunológico;
Regulação da pressão arterial;
Melhora da saúde do coração e do metabolismo;
Aumento da energia;
Entre outros.
E feijão guandu ou Andu?
Estamos falando do feijão guandu. Também conhecido como andu, ele é encontrado com frequência em partes dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.
Quais os tipos de feijão Andu?
O feijão guandu pode ser chamado por variados nomes, dependendo da região, e algumas das denominações mais comuns para esse tipo de feijão são:
Andu,
Anduzeiro,
Guando,
Guandeiro,
Ervilha de pombo.
Quais são os tipos de feijão guandu?
O feijão guandu pode ser chamado por variados nomes, dependendo da região, e algumas das denominações mais comuns para esse tipo de feijão são:
Andu,
Anduzeiro,
Guando,
Guandeiro,
Ervilha de pombo.
Para que serve o chá da folha do Andu?
Feijão Guandu ou Andu é muito conhecido por nossos pais e avós. A infusão da folha é boa para tosse, bronquite, inflamações da garganta, limpar o sangue, diminuir a glicose na corrente.
Para que serve a folha de algodão?
O chá de folha de algodão é diurético, ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. Além disso, regula o ciclo menstrual. O algodão é uma planta subtropical e utilizada em todo o mundo.
Para que serve a folha da goiabeira?
Por ter um alto teor de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, a folha de goiabeira é considerada uma grande aliada para a saúde do coração (uma vez que melhora a circulação sanguínea, controla o índice glicêmico e o colesterol) e também faz bem para a pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
Para que serve o chá da folha da jaca?
Suas folhas têm ação antifúngica e antibacteriana. As folhas da jaca também são benéficas para a saúde. Isso porque possuem ação antifúngica e antibacteriana, e você pode consumi-las por meio de um chá, por exemplo.
Pode comer feijão Andu?
O guandu pode ser consumido verde (cru) ou seco (cozido ou refogado). Além da fácil digestão, ele tem sabor forte e exótico.
Qual o valor do feijão Andu?
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas....Valores Nutricionais.Mais 6 linhas