Qual o artigo do crime de latrocnio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O chamado latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte. Esta enquadrado no artigo 157, §3, II do Código Penal, que consta no capitulo dos crimes contra o patrimônio e não dos crimes contra vida como muito pensam.
O que configura o crime de latrocínio?
O crime de roubo qualificado pelo resultado morte (latrocínio) configura-se quando há o roubo e pela violência empregada para assegurar a subtração ocorre a morte. ... 14, I, do Código Penal, no cerne do resultado morte e a tentativa de subtração do bem.
O que é vítima de latrocínio?
O que é Latrocínio: Mais tarde, passou a ser definido como um roubo após morte da vítima. ... A diferença entre latrocínio e homicídio é que no caso do latrocínio existe o dolo (intenção) de matar alguém para roubar alguma coisa. O objetivo principal é a apropriação do patrimônio da vítima.
Quais os tipos de latrocínio?
No homicídio consumado e subtração tentada: Há corrente salientando que seria latrocínio tentado, homicídio qualificado e a posição majoritária adotada pelo STF é de latrocínio consumado, ainda que não tenha havido a subtração do bem.
O que é latrocínio e quais são suas características?
O termo latrocínio é popularmente conhecido como “roubo seguido de morte”. Sendo assim, o crime em tese se trata de um crime contra o patrimônio, visto que da violência causada à vítima, o resultado é a morte. ... O crime de roubo está previsto no Capítulo II do Título II do Código Penal: Dos Crimes Contra o Patrimônio.
Qual a diferença de roubo para latrocínio?
O latrocínio é um crime contra o patrimônio, não contra a vida, apesar da possibilidade do resultado morte, previsto no inciso II,do § 3º, do art. 157 do CP. Resumidamente: o latrocínio é o roubo com o resultado morte. ... O resultado morte pode concretizar-se tanto antes quanto depois da subtração da coisa alheia móvel.
O que é um homicídio consumado?
É o tipo penal integralmente realizado, ou seja, quando o tipo concreto amolda-se perfeitamente ao tipo abstrato. No homicídio, por exemplo, o tipo penal consiste em "matar alguém" (artigo 121 do CP), assim o crime restará consumado com a morte da vítima. ...
O que pode ser considerado roubo ou furto?
Roubo ocorre com ameaça e violência. Ex: Assalto com arma... O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. ... O roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência.
É crime contra o patrimônio chamado de latrocínio se a vítima for assassinada para assegurar o crime a subtração do patrimônio?
No latrocínio, a morte ocorre como meio para se conseguir um fim: subtrair com o patrimônio da pessoa, não importando se a morte aconteceu antes (como no caso do exemplo da matéria) ou depois (por exemplo, para evitar que a vítima chamasse a polícia ou reagisse).
O que é um ato consumado?
E segundo De Plácido e Silva, o fato consumado é aquele cujos efeitos não podem mais ser modificados. Portanto, o fato consumado no direito administrativo possui a força de convalidar, ou até mesmo, sanear o ato nulo e anulável, como se demonstrará a seguir.