EQST

Qual O Ambiente De Formaço Da Montmorilonita?

Qual o ambiente de formação da montmorilonita?

Ora o ambiente lacustre (úmido) aliado a uma riqueza de cálcio, ofereceria condições favoráveis à formação de montmori- lonita. Tais observações sugerem, mas não provam, que todos os arenitos das fácies fluvial e lacustre da formação Botucatu, possuem montmorilonita como mineral dominante.

O que são argilas expansivas?

Argilas expansivas são consideradas como depósitos problemáticos para obras de infraestrutura porque podem causar danos socioeconômicos e ambientais, uma vez que são susceptíveis à mudança de volume devido à variação sazonal da umidade e temperatura.

Qual é a estrutura da montmorilonita e da caulinita?

As estruturas cristalinas e características químicas da caulinita, da montmorilonita e do talco foram descritas por Brindley5 e Newman6. A composição química da caulinita, expressa pela fórmu- la de óxidos, é Al2O3. 2SiO2.2H2O. A fórmula da cela unitária da caulinita, eletricamente neutra, é Al4Si4O10(OH)4.

Quais são as condições para a formação da montmorilonita?

Neste caso, o material originário deve ter tido, em outras épocas, condições favoráveis para a formação deste mineral, ou seja, clima semi-árido, riqueza de Ca, Mg, Na, baixa relação Si/Al e baixo teor de H.

O que são argilas expansivas e não expansivas?

As esmectitas são expansivas e apresentam substituição isomórfica: o Al nas lâminas octaédricas pode ser substituído por Mg e Fe, entre outros cátions. ... As micas são minerais não expansivos, apresentam a presença de átomos de K entre as lâminas tetraédricas e substituição isomórfica parcial no tetraedro de Si [1].

Como ocorre a formação da caulinita?

A caulinita é um mineral proveniente do caulim, produto que resulta da transformação em profundidade de minerais do tipo alumino silicatos, tais como feldspatos, plagioclásios e feldspatóides contidos nas rochas. ... Nas duas argilas foram encontrados óxido de alumínio, assim como os minerais quartzo, caulinita e ilita.

Qual é a estrutura da caulinita?

A caulinita apresenta uma estrutura do tipo 1:1, sendo formada por uma folha tetraedral, constituída de silício coordenados tetraedricamente por átomos de oxigênio (SiO4), e outra folha octaedral, constituída por alumínio coordenados octaedricamente a oxigênio e grupamentos OH (CAGLAR, 2012; CAGLAR et Page 3 Scientia ...

O que são minerais de argila expansivos e não expansivos?

As esmectitas são expansivas e apresentam substituição isomórfica: o Al nas lâminas octaédricas pode ser substituído por Mg e Fe, entre outros cátions. ... As micas são minerais não expansivos, apresentam a presença de átomos de K entre as lâminas tetraédricas e substituição isomórfica parcial no tetraedro de Si [1].

Como tratar um solo expansivo?

A maneira mais eficiente de neutralizar solos colapsíveis e expansivos é atuando no solo, utilizando técnicas de grouting utilizando soluções aquosas com aglomerantes ou quimicamente ativos.

O que é um mineral 2-1?

Dentre os minerais 2:1 temos o grupo das esmectitas (montmorilonitas) e das micas. A estrutura destes minerais consiste de uma superposição contínua de duas lâminas tetraédricas para cada lâmina octaédrica.

Como ocorre a formação da caulinita a partir do intemperismo do feldspato?

Nesta fase a formação da caulinita inicia-se devido aos seguintes fatores: a precipitação de água nos poros existentes, a substituição da estrutura dos grãos de k-feldspato e devido a substituição de argilas detríticas.

Quais as principais características estruturais da caulinita?

Caulinita, dickita e nacrita são os principais componentes do grupo das caulinitas, estando baseados no mesmo elemento estrutural (unidade básica), que é uma camada de composição Al2Si2O5(OH)4 . ... (1986), alto grau de desordem estrutural.

O que é um mineral de argila?

A argila é um mineral de rochas sedimentares composto de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades.