A tuberculose é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo ar causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.
Resposta. Tuberculose é transmitida através do ar, do espirro, da tosse e da fala. Qualquer pessoa sadia pode ser contaminada por outra portadora da doença.
A tuberculose pulmonar, comumente chamada, é transmitida de pessoas para pessoa pelo ar. Uma pessoa quando tosse, espirra ou fala de forma mais alta por exemplo, pode transmitir a bactéria.
Resposta. Resposta: Uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
A tuberculose é transmitida por gotículas aerossóis, quando a pessoa que tem tuberculose tosse, fala, espirra ou cospe, ai as partículas percorrer no ar.
Resposta. Resposta: Pode ser transmitida através do ar, tosse, espirro e até mesmo do falar. Todos podem ser contaminados, mas o risco é maior em pessoas que convivem em lugares fechados com doentes de Tuberculose Pulmonar, aquelas em condições de alimentação, habitação e saúde precárias.
A transmissão é aérea e ocorre a partir da inalação de partículas sólidas ou líquidas que se encontram suspensas no ar, meio gasoso (aerossóis). Sendo assim, a transmissão pode se dar durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com a tuberculose ativa que lançam no ar partículas que contêm bacilos.
A tuberculose é transmitida por gotículas aerossóis com a doença tuberculose ativa nos pulmões quando a pessoa tosse, fala, espirra ou cospe. Pessoas com contato próximo aquelas com tuberculose sofrem maior risco de contaminação. Ex aquelas que você mais convive .
Precauções com aerossóis São indicadas para pacientes com suspeita ou infecção comprovada por microrganismos transmitidos por aerossóis (partículas de tamanho < 5 microns) que ficam suspensos no ar e que podem ser dispersos a longas distâncias. (Exemplo: varicela, sarampo, tuberculose).
Máscara, óculos, protetor facial – Quando houver exposição do profissional a respingos de sangue, saliva, escarro ou outros fluidos e secreções.
As gotículas de tamanho considerado grande (>5µ), atingem até um metro de distância e rapidamente se depositam no chão. Exemplos: Doença meningocócica, Gripe, Coqueluche, Difteria, Caxumba e Rubéola. QUARTO Privativo obrigatório ou comum para o mesmo microorganismo, mantendo a porta fechada.
Os aerossóis são partículas menores do que as gotículas, capazes de permanecer em suspensão no ar por períodos prolongados. Dessa forma, necessitam de medidas de proteção diferenciadas. Exemplos de doenças com transmissão por aerossol são tuberculose, sarampo e varicela.
Precaução padrão: higienize as mãos antes e após o contato com o paciente, use óculos, máscara cirúrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, descarte adequadamente os pérfuro-cortantes.
1- Precauções Padrão As Precauções Padrão (PP) representam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas no atendimento de todos os pacientes hospitalizados, independente do seu estado presumível de infecção, e na manipulação de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação.
Tipos de precauções e isolamentos: