Prezada Mariza, obrigado pelo contato. Quanto a escolha ou substituição de medicamentos é algo complexo que deve levar em consideração particularidades de cada pessoa. A melhor pessoa para responder a sua dúvida é o médico da sua mãe que conhece todos as características e histórico dela. Ele ficará feliz em responder todas suas perguntas.
Além disso, os anticoagulantes podem ser indicados pelo médico para prevenir a formação de coágulos devido ao uso de prótese de válvulas cardíacas mecânicas, de quadril ou joelho, por exemplo, ou usados antes de cirurgias ou em pessoas hospitalizadas que passam muito tempo acamadas.
A dose ideal para uma anticoagulação eficaz e segura deve ser individualizada e é verificada através do exame chamado TP (tempo de protrombina), que irá fornecer o valor do RNI (Relação Normalizada Internacional).
A argatrobana é biotransformada no fígado e tem meia-vida de 39 a 51 minutos, e assim como com os outros anticoagulantes, o principal efeito adverso é a hemorragia (WHALEN et al., 2016).
Sua administração é via oral, ingerida na forma de pró-droga, sem interação com a alimentação, é melhor absorvido num meio ácido e é predominantemente eliminado pelo rim. Seu início de ação ocorre 2 h após a administração, e sua meia-vida é de 12-17 h. Causa dispepsia clinicamente relevante em 5 10% dos casos, e o uso concomitante de inibidor de bomba de próton reduz a absorção do fármaco em 20-30% (FERNANDES et al., 2016; SILVA, 2012).
Boa tarde! sou portadora de Deficiencia da proteina S e toma marevan há 10 anos. Minha dúvida é… existe alguma medicação nova que eu pudesse estar tomando, sem precisar fazer esse controle mensal de RNI?
É comum que algumas pessoas usem fitoterápicos ou remédios caseiros, sem indicação médica, no dia-a-dia, por acharem que são naturais e que não fazem mal. Porém, alguns deles podem interagir, geralmente intensificando, o efeito dos anticoagulantes, o que causa risco de sangramento, colocando em risco a vida da pessoa.
Não é bem absorvida pelo trato gastrointestinal, devendo ser administrada pela via parenteral, sendo a via intravenosa preferível devido ao seu efeito imediato. A via intramuscular não deve ser usada porque provoca formação de hematomas. Ela é metabolizada principalmente no fígado pela heparinase e sua eliminação é feita pelos rins (SILVA, 2010).
A bivalirudina é um anticoagulante parenteral inibidor bivalente da trombina, semi-sintético. Inibem reversivelmente o centro catalítico da trombina livre e da trombina ligada ao coágulo.
Jackson, Xarelto costuma ser o mais adaptável e seguro dentre estas 3 drogas modernas, com raras excessões. Converse francamente com seu médico e procure segundas opiniões em caso de dúvidas persistentes. Fique bem!
O que muda entre eles é a sua potência e, consequentemente, o tempo de sua eficácia. Os trombolíticos são os mais potentes, desfazendo o trombo imediatamente. Já os anticoagulantes, desfazem em semanas ou meses.
All rights reserved Copyright © 2022. Cardiopapers / Afya - Política de Privacidade - Politica de cookies - Pedido do titular
O uso clínico do dicumarol é difícil, pois é incompletamente absorvido pelo trato gastrointestinal, frequentemente causando flatulência, náuseas, dores abdominais e diarreia (SILVA, 2010).
A principal complicação da anticoagulação é o sangramento, mas esse risco não deve ser avaliado isoladamente na decisão do tratamento, sendo importante considerar o potencial benefício da terapia anticoagulante (TERRA-FILHO et al., 2010).
All rights reserved Copyright © 2022. Cardiopapers / Afya - Política de Privacidade - Politica de cookies - Pedido do titular
Os anticoagulantes são remédios que impedem a formação de coágulos no sangue, sendo normalmente indicados para a prevenção ou o tratamento de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, AVC, infarto ou arritmias cardíacas, por exemplo.
A varfarina inibe a vitamina K epóxido redutase, resultando na produção de fatores de coagulação menos ativos (de 10 a 40% do normal), pois lhes faltam suficientes cadeias laterais γ-carboxiglutamil (WHALEN et al., 2016).
Os principais anticoagulantes são: heparina; argatrobana; bivalirudina e desirudina; fondaparinux; dabigatrana; rivaroxabana e apixabana; e varfarina.
Gostou do conteúdo? Baixe nosso ebook gratuito sobre novos anticoagulantes. Basta clicar aqui.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.