3 de dezembro de 1984
O maior crime industrial da história ocorreu há quase 36 anos em Bhopal, região central da Índia, e não para de fazer vítimas. Cerca de 27 toneladas do gás isocianato de metila vazaram de uma fábrica de agrotóxicos desativada da companhia estadunidense Union Carbide na madrugada de 3 de dezembro de 1984.
Dois anos do maior desastre ambiental da história do Brasil; quem paga a conta? Foi durante a tarde de 5 de novembro de 2015 que a barragem do Fundão, em Mariana (MG), se rompeu.
Ou mesmo o incêndio no Edifício Joelma em 1974, em São Paulo, com 187 mortos e 300 feridos. E também o naufrágio do Bateau Mouche em 1989, com 55 mortos.
Desastres ambientais no Brasil
Momentos marcantes, como o rompimento da barragem da mineradora Samarco, localizada em Mariana, Minas Gerais, fazem a sociedade refletir sobre os impactos das tragédias ambientais. Tanto é que esse desastre ambiental é considerado pelo Governo Federal como sendo a maior tragédia ambiental da história do nosso país.
Os principais desastres naturais brasileiros são: inundação, alagamentos, secas, estiagens, granizo, vendavais, ciclones, geada, incêndios florestais, tornados, movimentos de massas e erosão linear, pluvial e fluvial. Os deslizamentos de terra é o desastre natural de maior ocorrência no Brasil.
Desastres naturais no Brasil A maioria dos desastres no Brasil (cerca de 80%) está intimamente relacionada às instabilidades atmosféricas, responsáveis pelo desenvolvimento dos desastres naturais, dos quais estão as inundações, vendavais, tornados, granizos e deslizamentos de terra.
Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, ...
Desastres naturais são acontecimentos violentos que estão além do controle humano. ... Há muitos tipos de desastres naturais, dentre eles avalanches, secas, terremotos, enchentes, ciclones, tornados, tsunamis, erupções vulcânicas e incêndios florestais.
Um desastre natural ocorre quando um evento físico muito perigoso (tal como um sismo, desabamento, furacão, inundação, incêndio ou algum dos outros fenômenos naturais listados abaixo) provoca diretamente ou indiretamente danos à propriedade,ou faz um grande número de vítimas, ou ambas.
Mas, de acordo com os registros, é o super tufão Nancy, que percorreu o Japão em 1961, com picos de 346 quilômetros por hora, que detém o recorde de todos os tempos.
Em um mundo desigual as catástrofes naturais ocorrem do mesmo jeito que ocorreriam em um mundo igual (furacões, vulcões e terremotos não dependem de critérios de renda), mas eles são bem mais perigosas e bem mais letais quando ocorrem em regiões menos desenvolvidas do globo, que não contam com os recursos para, por ...
Um risco catastrófico global é um evento futuro hipotético que pode danificar o bem-estar humano em escala global, inclusive prejudicando ou destruindo a civilização moderna.
Significado de Catástrofe substantivo feminino Grande desgraça, acontecimento funesto, calamidade.
O que causa um sofrimento excessivo; desgraça, fatalidade, catástrofe. Qualquer circunstância, evento, acontecimento que pode provocar um prejuízo imenso e grande prejuízo; desgraça: desastre emocional, psicológico, físico etc. ... Etimologia (origem da palavra desastre).