As cargas negativas dependentes de pH variam conforme o pH do solo. ... São originadas pela adsorção ou dissociação de íons H+ de grupos funcionais da matéria orgânica, da bordas dos argilominerais e dos óxidos de ferro e alumínio, que são abundantes nos solos tropicais.
A origem das cargas eletricas no solo vem de um fenomeno de retenção de íons e moleculas armazenadas na superficie de particulas da partesólida, os cátions passam para a solução do solo e são absorvidos pelas plantas, determinando assim a fertilidade química do solo de acordo com a CTC, que é quem proporciona aretenção ...
5. Quais os principais radicais orgânicos que participam da geração de cargas elétricas? São formadas predominantemente cargas positivas ou negativas? R: Os principais grupos que contribuem com as cargas na MOS são os carboxílicos e os fenólicos.
Muitas condições do solo têm influência sobre a CTC, dentre as quais:
Qual a diferença de CTC e CTA do solo? Sendo a CTC a sigla para capacidade de troca catiônica a CTA, por sua vez, refere-se à capacidade de troca aniônica. É para entender melhor as diferenças entre as duas é necessário ter em mente também o conceito de PCZ, ou em outras palavras o ponto de carga zero.
A percentagem de saturação por Al³+ nos dá uma referência da probabilidade de ocorrer toxidez de alumínio para as plantas. No que diz respeito à fertilidade do solo, o m% não deve ser superior a 10-20%, dependendo da cultura utilizada. Existem culturas que toleram uma maior saturação por alumínio.
Resumo: Saturação por alumínio indica a proporção de alumínio solúvel em relação aos teores de bases trocáveis e alumínio na CTC do solo. ...
Existem dois tipos de CTC: a CTC efetiva e a CTC a pH 7.
A CTC efetiva é obtida da soma dos cátions que efetivamente podem ser trocados no complexo de cargas. ... A diferença entre a CTC a pH 7.
A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo (Souza; Lima; Teixeira., 2009). Em outras palavras, cátions retidos (adsorvidos) nos colóides do solo podem ser substituídos por outros cátions.
Distrófico – Caracteriza solos com saturação de bases (V%) e de alumínio trocável menores que 50%. ... Eutrófico – Denominação que caracteriza solos com elevada fertilidade natural e saturação de bases maior que 50%.
adjetivo Que apresenta boa nutrição; que possui uma alimentação de qualidade. Diz-se do solo caracterizado pelo excesso de saturação de bases ou muito fértil. Diz-se dos lagos e rios cujas águas possuem uma ausência ou escassez de oxigênio, mas excesso de nutrientes.
Pelo que sei, seu papel está relacionado à sua composição: matéria orgânica decomposta, principalmente, material que é rico em nutrientes e minerais, que colaboram para o fechamento do ciclo bioquímico do solo e o tornam mais fértil (adubo).
De modo geral, há duas possiblidades para transformar o solo e deixá-lo fértil: artificialmente ou organicamente. De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos.
Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura. Solo latossolo – é composto por argila e catins, além de conter alumínio e ferro. Solo lixiviado – possui pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais.