Embora o conceito de biologia enquanto campo científico único e coeso só tenha surgido no século XIX, as ciências biológicas têm origem nas práticas ancestrais de medicina e de história natural que remontam à Ayurveda, à medicina do Antigo Egito e às obras de Aristóteles e Galeno durante a Antiguidade clássica.
A história da Biologia se dá desde a pré-história, quando o homem começou a observar e perceber no seu dia a dia que as plantas tinham uma época certa do ano para frutificação, quais plantas eram venenosas e quais não eram, quais frutos que podiam ser consumidos e os que não podiam.
Aristóteles é conhecido como o pai da biologia. ”No século IV aC, o filósofo grego Aristóteles viajou para Lesbos, uma ilha no mar Egeu, e agora com a vida selvagem. Sua fascinação com o que ele encontrou lá, e seu meticuloso estudo, levou ao nascimento de uma nova ciência - a biologia.
No século XVIII a Biologia apresenta um grande avanço. O francês Conde de Buffon e o cientista sueco Carl Lineu desenvolvem as bases teóricas da Biologia. O primeiro sistema de classificação de plantas por gêneros e espécies é elaborado por Lineu no século XVIII.
Leis da Hereditariedade O biólogo e monge austríaco Gregor Mendel é considerado o pai da Genética, pois ele foi um dos pioneiros a realizar estudos sobre a hereditariedade.
Em 1829, o químico J. W....
Os séculos III a.C. ao século XVI d.C. foram dominados pela Alquimia. A palavra Alquimia vem do árabe e quer dizer AL-Khemy, A Química. Iniciou-se no século III a.C. na Alexandria, o centro de convergência da época e de recriação das tradições gregas-pitagóricas, platônicas estoicas, egípcias e orientais.