O ligamento suspensor do ovário estende-se da fáscia do músculo psoas maior à extremidade tubal do ovário, enquanto o ligamento próprio do ovário vai de sua extremidade uterina à borda lateral do útero, logo abaixo da implantação da base da tuba uterina.
O que é o ligamento uterossacro? Dá-se o nome de ligamento uterossacro ao tecido fibroso que recobre a região que vai da parte superior do útero até o sacro (osso), delimitando a porção superior do útero e a vagina, que é recoberta por peritônio.
É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. Todos os meses, o endométrio fica mais espesso, para que um óvulo fecundado possa se implantar nele.
A endometriose profunda é uma doença inflamatória que ocorre quando o endométrio, camada que reveste o interior do útero, está presente fora da cavidade uterina e penetra profundamente nos órgãos da região, lesionando-os.
O espessamento dos ligamentos uterossacro e redondo do útero pode ser um sinal de endometriose. Esse achado pode ser encontrado na ressonância magnética da pelve. Os ligamentos uterossacros se localizam na parte posterior do útero e o redondo na parte lateral, contribuindo para o suporte uterino na pelve.
Região Retrocervical É definida quando localizada no atrás do colo uterino, ligamento uterossacro e a região do fundo de saco posterior. Esta lesão é a principal responsável pelos sintomas de cólica menstrual.
Na maioria das vezes o tratamento da endometriose profunda é feito com o uso de remédios para antecipação da menopausa ou toma de analgésicos e anti-inflamatórios como o ibuprofeno e o naproxeno, para aliviar as dores principalmente durante a menstruação.
Apesar de não haver uma relação clara entre a presença da endometriose e a gênese de câncer, alguns estudos sugerem que mulheres com endometriose tem maior risco de alguns subtipos de câncer de ovário, como o endometrioide e de células claras.
Endometriose Profunda Trata-se do agravamento da Endometriose Superficial, é mais grave. Vem acompanhada de dor intensa, no período menstrual e fora dele também, durante e após a relação sexual, dificuldade em urinar, ciclos menstruais desregulados, sangramento anal em período menstrual e infertilidade.
Os principais riscos causados pela endometriose são: A obstrução intestinal, que pode levar à perfuração e à infecção generalizada (sepse) A obstrução urinária, que, por sua vez, pode acarretar dilatação dos rins seguida de perda de função do órgão, infecção local e eventual sepse.
Quando a produção destes hormônios é afetada por algum problema, podem ocorrer a irregularidade menstrual, excesso de menstruação, falta de ovulação e ausência de sangramento. Estas situações se ocorrerem não são normais e devem ser tratadas.
A cirurgia para endometriose é indicada quando a mulher apresenta sintomas graves e que podem interferir diretamente na qualidade da mulher, quando o tratamento com medicamentos não é suficiente ou quando são verificadas outras alterações no endométrio ou sistema reprodutivo da mulher como um todo.
A alta costuma ser dada após 24 horas. A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar.
Quando confirmada a doença, o protocolo de tratamento para endometriose no sistema público de saúde consiste na prescrição de um medicamento de alto custo, a goserelina, fornecido gratuitamente pelo SUS mediante a comprovação da doença. Nos casos mais graves, a cirurgia por videolaparoscopia é ofertada.
Quanto custa em média uma cirurgia pra retirada de pedra na vesícula? Casa de Saúde N.S. Aparecida - Paracambi Rj (Reg. Metropolitana do Rio) o valor básico total é de R$ 4500,00.
Preço da colecistectomia O custo total envolve também honorários médicos, de forma que não é possível informar o preço exato a ser cobrado de cada pessoa. Uma colecistectomia com videolaparoscopia e sem colangiografia, por exemplo, chega a ser estimada em mais de R$ 11 mil na rede privada.
Laparoscopia: preço O valor do procedimento varia de acordo com o hospital e características do paciente. Em geral, essa cirurgia pode custar entre 10 e 60 mil reais.
A cirurgia de pedra na vesícula tem duração de 10 minutos a 2 horas, dependendo da técnica adotada e da complexidade de cada caso. Após a recuperação nas primeiras horas, quando o paciente estiver pronto para ir para casa, receberá alta e algumas recomendações dos cuidados necessários.
Como é feita a cirurgia? A colecistectomia laparoscópica realiza-se sob anestesia geral. É uma intervenção videolaparoscópica em que se introduzem 3 ou quatro pequenas cânulas no abdómen através de pequenos orifícios. Mediante uma câmara de vídeo especial observa-se o interior do doente.